26/02/2017

Edifício CTT da Praça D. Luís ("8 Building") com acrescento novo - pedido de esclarecimentos à CML


Exmo. Senhor Vereador
Arq. Manuel Salgado

CC. PCML, AML, DGPC, JF, OA e media

Chamamos a atenção de V. Exa. e dos serviços que dirige para o facto de estar a ser construída uma cobertura/pála suplementar no topo do edifício dos antigos CTT da Praça Dom Luís I, outrora conhecido por “Palácio das Comunicações”, obra emblemática da autoria do Arq.Adelino Nunes, como é do conhecimento de V. Exa.

Com efeito, não só o edifício agora rebaptizado “8 Building” e requalificado em formato de condomínio e restaurantes, com projecto do Arq. Manuel Aires Mateus e aprovado em tempo oportuno por V. Exa., passou a apresentar uma linha de mansardas em toda a extensão de uma das fachadas, estar agora pintado de um “cinzento-choque”, vendo desaparecer, inclusivamente, o seu pináculo em ferro rematado por esfera-armilar - intervenções que a nosso ver desqualificaram desnecessariamente o edifício por fora; como ostenta desde há dias uma "pála" suplementar, de gosto duvidoso, que desvirtua ainda mais o edifício no que concerne ao seu núcleo principal.

Solicitamos a V. Exa. esclarecimentos sobre se este acrescento foi licenciado pela CML e, caso não tenha sido autorizado e, portanto, se revele espúrio, o que irá fazer a CML para o retirar do imóvel em apreço.

Melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Júlio Amorim, Inês Beleza Barreiros, Gonçalo Cornélio da Silva, Miguel Atanázio Carvalho, Jorge Pinto, Maria do Rosário Reiche, Fátima Castanheira, Nuno Caiado, José Amador, Fátima Castanheira, Pedro Henrique Aparício

Pála agora construída


Imagens reais do projecto construído


Imagens virtuais antes do projecto construído


Foto (estúdios Novais, FCG) e Maquete do projecto original (Arq. Adelino Nunes)

2 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente desenquadrada e desqualificadoura. Mais uma aberração com a assinatura do costume.

Anónimo disse...


O HORROR !!!!