24/03/2013

BAIRRO DAS COLÓNIAS: a elegância dos anos 30









O FCLX, guiado pelo Historiador (e membro da Comissão de Moradores) António Miranda, foi à descoberta deste mal conhecido e ainda pouco apreciado, Bairro Art Deco de Lisboa. Graças à colaboração de alguns moradores, foi possível entrar em alguns dos interiores, verdadeiros ambientes de estética Art Deco lisboeta. Pela sua coerência e autenticidade (ainda são poucos os atentados, e os que há são quase todos reversíveis), este conjunto merece com certeza ser classificado como de Interesse Municipal. O FCLX irá dar todo o apoio que for necessário para que esta classificação aconteça como é desejo da Comissão de Moradores. É urgente salvaguardar este notável conjunto através de maior informação e um regulamento para orientar as futuras intervenções. Os maiores problemas que nos foi dado observar:

1- Destruição de portas originais de entrada de prédios (substituídas por novas portas de alumínio)
2- Alteração caótica de caixilharias (não é incomum cada andar ter caixilharias diferentes)
3- Nenhuma rua do bairro foi ainda arborizada (mas o bairro já tem mais de 80 anos)
4- A Rua de Angola, principal artéria e eixo do bairro tem excesso de faixas de rodagem/tráfego rodoviário; será necesário estudar o reperfilamento desta rua para lhe devolver o seu perfil urbano

2 comentários:

Xico205 disse...

Tem excesso de faixas! quero ver depois onde é que metes os autocarros lá a passar!

FJorge disse...

Devemos um agradecimento muito especial ao António Miranda pela forma muito bem informada como nos foi revelando as interessantes histórias e opções estéticas presentes no Bairro das Colónias.