14/01/2013

Quando o exemplo está onde não devia estar!


Chegado por e-mail:

«Os lisboetas há muito se habituaram a conviver com os estacionamentos abusivos no espaço público. Seja em passeios, seja as infindáveis situações de cargas e descargas nos sítios mais incríveis, seja a típica situação de falta de cívismo, como o parar para ir meter a carta no correio ou o boletim do euromilhões. Mas ao ver esta situação pergunto-me: é licito esperar um comportamento diferente das pessoas, quando as próprias autoridades nos brindam com exemplos destes? Esta fotografia foi tirada no início da rua do Loreto, em pleno centro de Lisboa, numa situação que se repete vezes e vezes sem conta... luís pereira»

7 comentários:

Anónimo disse...

É no meio da estrada, é nos passeios, é nas faixas bus. Eles podem tudo.

Anónimo disse...

tambem gostava de perceber o amor que os policias têm em andar de carro em ruas pedonais.. rua augusta e rua do carmo, de carro <3

Anónimo disse...

E o piso por ali também está decerto à vontade da firma Costa, Salgado & Zé (e da Monocle, claro).

Xico205 disse...

Eu queria ver o paulo Ferrero a fazer cargas e descargas com o carro bem estacionado, a sério que queria. Mais um comentário que obviamente não vai ser publicado porque já sabemos a tipica resposta deste senhor no seu imaginário e negação de publicação: "o quê que eu tenho a ver que não seja viável, o carro mal estacionado é que não". Como quem diz, é profissão que eu nunca vou ter por isso quero lá saber das dificuldades de quem o faz, desde que não me afectem a paisagem quero lá saber, com o mal dos outros posso eu bem desde que não seja um dos meus.

E de anti-cidadania em anti-cidadania uns vão "promovendo" a pseudo cidadania!

Xico205 disse...

Tambem gostava de saber o amor que os policias têm a uma profissão tão ingrata, tão mal remunerada e tão perigosa. Mas o amor não se explica, acontece. :)

Anónimo disse...

Quando em plena Praça Luís de Camões vemos um edifício Pombalino, onde no piso térreo(situada uma estação dos CTT) se verificam vários cortes e alterações estruturais(como a demolição de pilares originais e alvenarias) para a ampliação de espaços comerciais, então está tudo dito!São estes os exemplos de quem nos governa?

Anónimo disse...

Se fosse só o edifício dos CTT...
Esta Praça está cheia de exemplos semelhantes.

Reparem na fotografia deste artigo, mais concretamente, a montra da loja Diesel.

A estrutura do edifício no piso inferior já foi desfigurada e alterada.
Deveria existir um pilar continuo (por entre as varandas)desde o topo do prédio até ao piso térreo(onde está agora uma montra e que faz a interrupção do suporte da estrutura original do edifício) e que é típica de prédios pombalinos.
Um bom exemplo é o prédio ao lado que pelo menos manteve a estrutura da fachada e mesmo assim duvido que tenham respeitado as mesmas estruturas localizadas no interior do edifício.

Já visitei vários centros históricos e locais ricos em património arquitectónico desde a América Latina até à Ásia e nunca vi um desrespeito tão grande como o que vi na Baixa e no Chiado.

Por alguma razão os técnico que se deslocaram a Lisboa à algum tempo para avaliar a candidatura da Baixa a Património Mundial, saíram desapontados.

Mas o que impressiona mais é a ignorância e a falta de preocupação dos milhares que passam diariamente por esta zona sem conhecerem as dezenas de barbaridades e alterações, desde desfigurações a pormenores que estes locais já sofreram.

Na Internet não existe quase nenhuma plataforma de discussão sobre os CRIMES que o nosso património é alvo, expecto documentos de técnicos qualificados e não mais do que uma dezena de cidadãos informados.