23/05/2011

Lápides Romanas na Travessa do Almada

Imagens do estado actual das Lápides Romanas (clasificadas "Monumento Nacional") na Travessa do Almada - que é exactamente o mesmo estado em que estavam no ano de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010... Para além da falta de sinalética que ajude na interpretação do monumento (quem sabe que aquelas placas são Romanas?), continuam "enfeitadas" com caixa de ar-condicionado. Entretanto, os graffitis, executados em finais de 2009, ainda não foram removidos apesar dos sucessivos alertas de munícipes. Também o estudo do alargamento do passeio em frente (suprimindo os dois lugares de estacionamento) para assim dignificar o monumento não parece ter tido qualquer andamento. Sabemos ainda que o Museu da Cidade já apresentou um projecto de valorização do monumento ao IGESPAR.

2 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente esta situação já se verificava antes de 2006.
Pelas minhas contas, há já quase 10 anos que me foi dito que tinha sido apresentada uma queixa à DGEMN em relação aos ares condicionados.
Foi a própria denunciante que me falou do assunto, que por acaso, actualmente, é funcionária do Museu da Cidade.

invall

Anónimo disse...

As lápides estão naquele local desde a reconstrução pós terremoto, quando foram encontradas durante a construção do edifício que lá se encontra, portanto 200 anos, com a erosão natural algumas das inscrições já se lêem com muita dificuldade, somando a isto a poluição e os grafitis... acho que se devia estudar a possibilidade de serem retiradas e conservadas no museu da cidade..... e já que fazem isso podiam fazer o mesmo ás pedras visigóticas existentes no lado sul da sé.