30/10/2010

"Foi uma lição para a revisão do Plano Director Municipal"


Ribeiro Telles diz que chuva veio na hora certa

"Foi uma lição para a revisão do Plano Director Municipal"
Por Ana Henriques (in Público)



O que se passou ontem em Lisboa "foi uma lição" para o novo Plano Director Municipal da cidade, que se encontra em fase de discussão, avisa o arquitecto paisagista Ribeiro Telles.

Em causa está a possibilidade de aumentar a construção nos logradouros (que são os quintais e outros terrenos habitualmente situados nas traseiras dos prédios) que o futuro regulamento abre. Ribeiro Telles tem-se manifestado frontalmente contra esta intenção, por causa daquilo que ela pode implicar em termos de impermeabilização do solo: "O aumento dos caudais de água da chuva e da sua velocidade de passagem". O arquitecto mora na Rua de S. José, nas traseiras da Av. da Liberdade, e ficou várias horas sem electricidade, devido a um corte de energia na zona provocado pelo mau tempo. O cenário que viu da sua janela foi suficiente: "Isto tinha que acontecer. Abrem-se caves em prédios situados em cima de ribeiras subterrâneas... Não quer dizer que tenha chovido mais que noutras ocasiões, mas o escoamento da água foi menor". Como o novo Plano Director Municipal (PDM) ainda não foi aprovado, Ribeiro Telles diz que a chuvada de ontem chegou em boa hora - a tempo de fazer os responsáveis da Câmara de Lisboa repensar o assunto.

Mas, para o vereador da Câmara de Lisboa encarregue da revisão do PDM, Manuel Salgado, estas críticas radicam num equívoco: "O novo PDM só abre a possibilidade de aumentar a construção nos logradouros nos locais onde ela já existe. Se considerarmos toda a cidade, a área permeável até aumenta". Como? "Através da criação de um sistema de retenção das águas da chuva e de infiltração no solo", prevista também na revisão do Plano Director Municipal.

Ribeiro Telles chama ainda a atenção para o facto de a câmara continuar a autorizar a construção de caves cidade fora, agravando um problema que se estende a toda a Área Metropolitana de Lisboa.

5 comentários:

misi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Este sr vereador tem uma lata enorme.

Anónimo disse...

Então e o afilhado do arq. Ribeiro Telles, um tal Zé que fazia imensa falta na CML, ainda precisa de lições?

Anónimo disse...

Deixem de tapar o sol com a peneira a culpa é das intervenções realizadas no Terreiro do Paço.
Existem várias ribeiras, ao "encanarem" da forma mais conveniente para iludirem os lisboetas criaram esta situação que irá se repetir ao longo deste inverno.

Anónimo disse...

E Eu que gosto tanto destes discursos teoricos mas que se esvaziam de atitudes quando lhes chegam conhecimento de situações concretas em que são violados normas que eles defendem e eles fazem de conta que não sabem e não fazem nada...