25/08/2009

Câmara gere terrenos da APL a partir de Setembro

In Jornal de Notícias (25/8/2009)


«Processo de transferência será aprovado em Conselho de Ministros


O processo de transferência dos terrenos sob jurisdição do porto de Lisboa para a tutela da Câmara da capital será concluído na próxima semana, disse ontem, segunda-feira, à Lusa a secretaria de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

A transferência será concluída com a aprovação em reunião de Conselho de Ministros no dia 3 de Setembro.

A última fase do processo, iniciado há cerca de um ano e meio, passou pela identificação das compensações que a Câmara terá que pagar à Administração do Porto de Lisboa (APL), que não se referem ao valor dos terrenos, mas de investimentos realizados pelo porto naquele território.

"São compensações não pelos terrenos, que são de domínio público marítimo, sob administração portuária, e permanecerão em domínio público marítimo, sob administração municipal, mas relativos a uma série de investimentos que foram feitos", explicou Ana Paula Vitorino.


A secretária de Estado dos Transportes sublinhou ainda que "a Câmara não irá despender de qualquer verba" no imediato, sendo essas compensações pagas pelas receitas geradas naqueles terrenos, com licenciamentos de restaurantes, por exemplo.

"Serão as receitas geradas nesses terrenos a amortizar esse investimento da Administração do Porto de Lisboa", afirmou.

"Feitas as contas, a Câmara de Lisboa não irá despender de qualquer verba", frisou.

Ana Paula Vitorino não quantificou o valor dessas compensações.

A responsável avançou que a identificação desses valores foi sujeita a parecer da autarquia, que o remeteu na semana passada à secretaria de Estado dos Transportes.

O processo de transferência dos terrenos ribeirinhos sem actividade portuária para alçada do município de Lisboa sofreu vários reveses, desde logo a devolução pelo presidente da República, Cavaco Silva, ao Governo do decreto-lei que determinava aquela a operação.

As negociações entre APL e Câmara arrastaram-se e Manuel Frasquilho demitiu-se do conselho de administração do porto em Junho passado.

Na altura, o presidente da Câmara, António Costa (PS), disse esperar que a mudança de administradores se traduzisse numa mudança da APL.

A concretização da transferência da tutelas destes espaços tornou-se possível, depois de, em Janeiro de 2008, o Governo ter aprovado um decreto que permite essa transferência a custo zero para dos terrenos desafectados às administrações portuárias. »


Uma boa notícia. Cirurgicamente anunciada.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais um peso no jipe do Cavaco. E se ele vetar, atendendo à altura em que é apresentado, até se compreende.

Anónimo disse...

muito cirurgicamente planeada!!!...

Anónimo disse...

Raramente cá venho e é por causa disto. Vocês parecem os marretas sempre a dizer mal. Se faz é porque faz, se não faz é porque não faz.... Finalmente a Câmara vai ter a gestão dos terrenos da frente ribeirinha, como sempre defenderam. É propaganda. O primeiro comentador até compreende (desejará?) que seja vetado pelo Cavaco! É realmente extraordinário...

Anónimo disse...

Lobo Villa,26-8-09
Antes de mais estas decisões de fim de legislatura estão sempre inquinadas,veja-se a "clareza" da Drª Vitorino(PS) que "não quantificou o valor..." das compensações...
Porquê? Porque um negócio do PS Central com o PS Local(e com o PS Lateral,Mota-Engil ou Dr Jorge Coelho do PS e da Liscont),não convém mesmo nada "quantificar".
A APL é Estado, a CML é Estado,mas nada de "quantificar"...que a Liscont pode não gostar e... os lisboetas,pobres diabos,não têm nada que saber destas andanças !
Esta transferência pré-eleitoral do PS para o PS é mais uma "magia" á Parque Mayer, cujo interesse para os lisboetas não se vislumbra...porque não há!

M Isabel G disse...

Por um lado, nem foi mau de todo que esses terrenos tivessem ficado tanto tempo na APL.
Imaginem no que já estariam transformados se cabeças tontas da CML lhes tivessem deitado a mão...

Anónimo disse...

este blog passa a vida a criticar o facto de a CML não pdoer gerir a frente ribeirinha,

passa-se á acção, e arranja-se forma de criticar.

quero lá saber que seja eleitoralista. interessa-me é que se faça!

ser do contra, por princípio, descredibiliza....

como disseum comentário: vcs são mesmo marretas.

e sempre quero ver se eliminam este comentário...