10/08/2009

ACÇÃO "TERRORISTA": BANDEIRA DA MONARQUIA HASTEADA NA CML

Acção de Guerrilha Ideológica

por Teresa Bizarro,
Publicado em 10 de Agosto de 2009
in"i"
A bandeira continuava na varanda da Câmara Municipal de Lisboa

Está hasteada desde esta madrugada a bandeira da Monarquia na varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa.
A acção, reivindicada pelos autores do blogue "31 da Armada", pretende assinalar o centenário da República, que se comemora a 5 de Outubro do próximo ano.
Em comunicado, os autores do blogue relatam que "durante a madrugada, e apesar da forte vigilância policial,elementos do 31 da Armada (Darth Vaders) subiram heroicamente até à varanda do Paços do Concelho e hastearam a bandeira azul e branca".
Classificam esta acção como sendo de "guerrilha ideológica" e comparam-na com os acontecimentos de há 99 anos "no dia 5 de Outubro, um punhado de homens, contra avontade da maioria dos Portugueses, tinha feito a mesmíssima coisa proclamando assim a República."
Hoje, diz o "31 da Armada", "foi restaurada a legitimidade da Monarquia". Há 99 anos o país "ficou a saber por telegrama", hoje "fica a saber pela Internet."
Contactado pelo i o gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Lisboa disse desconhecer a situação. Às 12h45, a bandeira da Monarquia continua hasteada, conforme se pode ver na foto.

19 comentários:

Anónimo disse...

Se o Costa não cumpre o que prometeu, por que diabo havia de desastear bandeiras que nem sequer prometeu arriar?

Anónimo disse...

E ainda por cima como o trânsito cada vez está mais longe da baixa, qualquer dia, podem fazer o que quiserem, porque como ninguém lá passa, ninguém saberá.

Anónimo disse...

Prémio cómico do ano para o anónimo das 4:14 PM : então ninguém passa na baixa? Na rua augusta então, que está fechada aos carros, não passa mesmo ninguém.

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lesma Morta disse...

Ao anonimo anterior diga-se que o centro de Almada desde que lhe foi retirado o transito estão fartos de falir casas comerciais, como saberá se vir as noticias. Aqui isso ainda não acontece totalmente mas questione os comerciantes e peça-lhes a opinião. Quanto à actitude do blog 31 da Armada, embora não concorde com o acto, louvo-lhes a coragem.

Rodrigo disse...

ou será pelo facto de existir um enorme centro comercial muito próximo. Eu não consegui perceber, nos outros países europeus e não só, os centros estão pedonização e os centros têm vida, oe também será que a politica de urbanismo tem afastado a renovação dos centros e as pessoas deixaram de viver o bairro. enquanto prevalecer a politica da construção de mega centros no interior das cidades e não se renovarem os bairro, e que nem para isso se deite a baixo, por exemplo, os anjos não têm interesse arquitectónico nenhum e poderia ser renovado.

Anónimo disse...

Não se esqueçam que os politícos estão a banhos nos All Garves da vida; não podem estar a tomar cuidado das janelas dos Paços do Concelho. Era pedir demais aos senhores

Xico205 disse...

O Sr. Rodrigo acabou de dizer que o Bº das Colónias não tem interesse arquitectónico, nem o Bº Andrade, nem o Bº de Inglaterra, nem o Largo do Intendente!!!

Todos eles têm interesse para mim.

O Bº das Colónias deve ser dos poucos bairros antigos de Lisboa que não houve uma unica demolição! Está melhor conservado que o Bº Azul que nos anos 60 e 70 foi contemplado com uns patos-bravos!

Estou farto de lisboetas que não conhecem Lisboa!




Pois lá está, nos outros países têm a realidade deles, nós temos a nossa, é por isso que importar conceitos dá quase sempre em porcaria!

Xico205 disse...

A ultima parte do meu comentário refria-se a Almada.

António Muñoz Arq disse...

Esta não foi a primeira nem será a última bandeira da monarquia, hasteada na república.
È um acontecimento "simétrico" ao da implantação desta; a bandeira (feíssima) da república foi hasteada ,neste mesmo local, por monárquicos. Como José Relvas , entre outros.
Quem me dera que fosse ,de facto, uma "guerrilha ideológica" como diz o "post"...

Filipe Melo Sousa disse...

Os meus parabéns ao 31 da Armada!! Longa vida à Monarquia. A proclamação de 1910 é inconstitucional e está ferida de ilegitimidade.

Restauração da Constituição Liberal já!!

Anónimo disse...

Esse 'terrorista' do título não podia ser, a meu ver, mais ridículo. É uma bandeira. Um bocado de pano. Só quém não tem confiança no que é seu (um país ou uma regência) é que se sente ameaçado por um bocado de pano ao pondo de dizer que é terrorismo.

O problema é que nem esses republicanos de nome acreditam que esta republica funcione ou venha a funcionar.

Não sou apoiante de monarquias ou republicas. Sou apoiante de um sistema que funcione!

MB

Anónimo disse...

o terrorista está entre aspas...

Anónimo disse...

só eu é que acho tudo isto um bocadinho parvo?

Anónimo disse...

"Estão fartos de falir", cara Lesma Morta. Olhe que eu acho que isso é mentira. Se não é, desafio-o a dar-me um exemplo que seja de um estabelecimento que tenha falido na zona. Se não conseguir fazê-lo vou ter que tomar a sua afirmação como uma mentira pura e simples.

Permita-me ainda cumprimentá-lo pelo domínio semântico, lexical e ortográfico da língua portuguesa patente na sua resposta.

ma disse...

ah, o pipinho é pela "constituição liberal"...

Anónimo disse...

"Refria-se" Ó Xiquinho estás a falar de refrescos?

Lesma Morta disse...

Falir foi o que um grupo ainda significativo alertava para o jornal da hora de almoço de há uma s semanas atras. não inventei nada de novo. Foram os proprios que em entrevista o disseram.
Quanto à frase que aqui colocam de 2guerrilha" e que tem levantado alguns protestos, lembro que foram os próprios autores do acto que denominaram da forma que se segue: "inédita acção de guerrilha ideológica"

Monarquico disse...

Monarquico FOREVER.