21/07/2008

E o mesmo vai acontecer ao Palácio dos Mesquitelas:


Quase tudo abaixo (mantém-se a fachada), alterações e ampliação dos edifícios principal e anexos (Rua do Sol, 30; Travessa do Judeu, 2-4; e Tv.Alcaide, 19). Estacionamento subterrâneo para 77 carros. O pior de tudo é a construção de uma torre altaneira, no meio do pátio, com 5 andares!!

FOI APROVADO

(votos contra do BE a abstenções dos CPL e PCP)
Portanto, aí vem a 'torre de menagem' dentro do ainda pátio do que resta do Palácio dos Mesquitela, e estacionamento subterrâneo para 77 automóveis! Força!


Texto editado

6 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

A zona está a ser alvo de grande interesse imobiliário.

Nos ultimos anos têm sido feitas boas recuperações de palácios e casas particulares. Aliás, nota-se uma grande dinâmica comercial e de novos moradores numa zona antes degradada e entregue apenas à emigração de baixos recursos.

Terá beneficiado do Santos Design District.(a parte velha de santos, pois o Aterro da Boavista parece ter sido bombardeado...há anos...).

Começar agora com projectos loucos de transfiguração de uma zona que até tem sido um bom exemplo de reabilitação, é que me parece muito mal.

Será que a CML, já que se limita a fazer gestão corrente, não pode, ao menos, fazer qualquer coisa aqui, que é proteger o bom que a iniciativa privada antecedente tem feito?

Ou por acção e omissão, quer acrescentar mais locais ao seu curriculum de desprezo pela cidade?

Miguel Drummond de Castro disse...

Essa expressão é excelente: "curriculum de desprezo pela cidade" - cada vez com mais galões. A Câmara a continuar no seu imobilismo em relação ao património urbano ficará para a história, aliás já é considerada, como a Câmara mais lâbrega de Portugal e da Europa.

O Hermitage já não vem para Lisboa porque perceberam do que a casa gasta. Portugal com as suas trapalhadas constantes no futebol, nos bancos, na casapia,na Câmara,na investigação criminal, começa a ser alvo do riso de todo o mundo. Parece que querem ganhar todos os atestados de incompetência em todas as categorias.

Já éramos chamados "the portugeese", expressão suave. Os gansolas actuais andam a fazer o possível para reforçar essa imagem de alta civilização. Não há dúvida que tem jeito.

Miguel Carvalho disse...

Cinco andares naquela zona?!

Arq. Luís Marques da silva disse...

Vocês também não percebem nada de urbanismo: Então o PDM não manda alinhar pela cércea envolvente? É o que estes srs fazem; alinham pela cércea envolvente mas das ruas acima... E já estão a perder volumetria por serem tão comedidos, que se fossem uns patos-bravos sem escrupulos, alinhavam pela cércea do Castelo!!!

Lesma Morta disse...

Isso foi o que o João Soares quis fazer com o elevador. Alinhar a cidade com a cércea do castelo. Lol. E mais uma vez amigo Drumond de Castro, sobscrevo a da labregagem.

Anónimo disse...

Estive lá ontem e na verdade os 5 andares não serão nada de especial.

Os dois andares que se vêm, na verdade são quase 3 ou 4, já que os pés-direito são tão altos que os andares existentes são quase duplos.

A elevação de uma torre com 5 andares quase não seria visivel da rua e representaria uma pequena diferença.

Ainda assim, é a total transfiguração do património existente.