16/02/2007

Espólio de Cassiano Branco adulterado dentro da lei

In Público (16/2/2007)
Diana Ralha

«Uma moradia situada no número 14 da Avenida António José de Almeida (bairro social do Arco do Cego, em Lisboa), projectada por Cassiano Branco, uma das mais importantes figuras da arquitectura modernista em Portugal, está a ser parcialmente demolida e a sua configuração totalmente adulterada.
Mas a obra está licenciada e não haverá nada que se possa fazer para defender o espólio de Cassiano Branco.
De acordo com o gabinete do vereador do Urbanismo - que neste momento é o próprio presidente da câmara, Carmona Rodrigues, o proprietário "tem licença para contenção da fachada e demolição do restante", e também licença para construir um novo edifício de habitação. A licença de construção do novo edifício foi deferida pela ex-vereadora Eduarda Napoleão em 2005 e emitida no mês passado.
A moradia que está a ser demolida não está classificada ou em vias de classificação pelo Instituto Português do Património Arquitectónico - nem ela, nem o conjunto urbanístico do bairro social do Arco do Cego. O edifício estava há décadas ao abandono, numa marcha lenta cujo desfecho em Lisboa é, geralmente, sempre o mesmo: arrasa-se o antigo e constrói-se o novo.
A obra de referência de Cassiano Branco é o Éden Teatro, em Lisboa - também ele adulterado e transformado em aparthotel. Esta notável personalidade da arquitectura portuguesa desenhou também o Coliseu do Porto e o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra.
»

Sem comentários: