20/09/2006

Fala-se muito de mobilidade, mas a verdade é esta:

A Semana da Mobilidade e o Dia Europeu Sem carros estão aí à porta (http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=12487&id_categoria=11) e parece que não está: os carros parecem ser mais do que as pessoas, buzinando, debitando gás, estacionando onde calha, acelerando e matando. As pessoas podem mentir, mas os números não: entre 1990 e 2004, Portugal foi dos países em que mais cresceu o número de automóveis (135%), sendo que em 2004, existiam 572 por cada mil habitantes! São estatísticas do Eurosat: AQUI.

PF

1 comentário:

Anónimo disse...

Dia Europeu Sem Carros??!

Bem, ainda bem que sou de Lisboa, onde essas iniciativas nos passam completamente ao lado! Nao vejo qual o interesse de uma cidade sem carros... Se eu nao quiser ter carros a minha volta, vou para o campo, onde so ha arvores, verde e passarinhos a cantarolar pelos ceus azuis. Há coisas que são únicas e que identificam uma cidade uma delas é sem duvida carros. O que seria de uma cidade sem carros?? onde estaria a 'vibe' que tanto torna uma cidade um local único?
Sou completamente contra a retirada de carros da cidade de Lisboa, e sou 100% a favor do aumento de infraestruturas que possibilitem a entrada de mais carros na cidade e que melhorem a sua circulacao (nao so de carros privados, mas como tambem transportes publicos). Nos andamos muito mais preocupados em por defeitos nas coisas do que propriamente preocupados em adaptar-mo-nos as situacoes...