05/01/2005

O meu "Plano de Pormenor" para a Praça de Espanha

Foi ontem notícia, que a CML tem em mãos um plano de pormenor para a Praça de Espanha, e que inclui a Avenida José Malhoa, o "mercado" de rua (mais conhecido por "Mercado Krus Abecassis") e o terminal (?) de autocarros. Confesso que sempre que ouço falar em planos de pormenor fico à espera que me digam mais pormenores, como por exemplo quanto custa cada um, e quem é que ganha o quê. Mas adiante, a zona em causa é uma autêntica Babel de mau gosto, portanto, haja alguém que queira harmonizar aquilo, espero bem que não harmonize é o mau gosto... Mas como acho que também eu posso propôr um Plano de Pormenor à CML, ainda por cima inteiramente grátis, aqui vai o MEU plano, de que reservo os devidos direitos de autor, para evitar toda e qualquer tentativa de plágio, dada a proximidade de eleições. Chamo a atenção dos incautos para a extensão e para o pormenor (por vezes fastidioso) do meu plano. Aqui vai ele:

1. Colocação de um "outdoor" gigante em cada acesso à Praça de Espanha, com as fotografias de Carmona Rodrigues, Santana Lopes, João Soares, Jorge Sampaio, Krus Abecassis e Aquilino Ribeiro Machado. Por baixo, a frase. "Nestes últimos 31 anos, alguém fez mais por Lisboa do que nós?". A autorização das famílias está garantida, uma vez que todas elas ganharam com Lisboa, nem que seja notoriedade.
2. Elaboração de uma "exposição temporária" de fotografias alusivas ao que era a Praça há 30 anos exactos, e o que é agora. Como "recordar é viver", nada melhor do que pormenorizar a exposição com 2 pormenores sintomáticos da duas épocas: o assalto e vandalização à Embaixada de Espanha, em 75, e o vandalismo que costuma haver em termos de estacionamento selvagem, sempre que há recepções na mesma Embaixada. Nada tenho contra recepções, tive tudo contra o assalto "democrático". O gosto pelo pormenor está na possibilidade de possibilitar às pessoas que visitem a exposição, de jogar o jogo do "fura o cartão". Ganhará um par de corvos (devidamente engaiolados), quem conseguir "furar" o maior número de caras coincidentes nas fotos das duas ocasiões mencionadas.
3. Continuando em ritmo de feira, construção imediata, no centro da praça, da "nossa" Feira Popular. Comes e bebes, tiro aos pombos que costumam descansar à sombra e ao sol do Arco de São Bento, gincanas várias e pára-arranca por entre os carros mal estacionados e os semáforos "inteligentes", bancas dos diversos partidos concorrentes às próximas autárquicas colorizando o recinto com os respectivos néons, carripanas com videntes e demais oráculos, etc.
4. Imediata construção de um viaduto enterrado, com declive de 90%, e ponto de inflexão que prove por A+B que é possivel a qualquer automobilista com tolerância 100, entrar num túnel, descê-lo a pique e voltar a subi-lo quase na vertical, sem que nada lhe aconteça a não ser ir para os anjinhos. O túnel deverá ser construído junto ao viaduto de Edgar Cardoso, para assim se provar que a engenharia de hoje nada deve à do passado.
5. Abate imediato de todas as árvores que poluem vergonhosamente aquela praça. Placa central, faixas laterais e zonas circundantes devem ficar imediatamente saneadas de árvores, pois as que lá estão sofrem de doenças várias, perigosas, ameaçam os automóveis e fazem sombra no Verão. Serão devidamente subsituídas por exemplares de pau único, pré-secas na florista da moda, e sem qualquer raíz maior que 5cm, a fim de se evitarem problemas de infiltrações no ... Metro.
6. A nível de transportes públicos, deverá ser imediatamente lançado concurso intra-planetário para a construção de uma linha TGV entre a Praça de Espanha e a Avenida de Portugal, em Madrid, que é para permitir emigração imediata a quem quiser fugir do défice dos 3%.
7. Por fim ... e 7 é a conta da mentira ... dever-se-á erguer no actual "espaço liberto" do ex-Teatro Aberto (e porque já se respirou bastante desde a demolição do barracão...), o projecto emblemático de Siza Vieira. Não houve dinheiros privados, haja dinheiros públicos. As Torres de Alcântara terão assim o direito de figurar nos recordes do Guiness da "pato bravice mundial", e no topo da maior delas, a cereja de todo o bolo, de todo o meu Plano de Pormenor: um touro gigantesco da Osborne, assinalando que D.João V e os Meninos da Palhavã já eram ... Lisboa é só mais uma província de Espanha. Para quando a cidadania?

PF

Sem comentários: