04/06/2017

PASSEIO-GUIADO DO JARDIM DAS FRANCESINHAS AO JARDIM DE SANTOS.


Integrado no Projecto "Um mês - um Jardim", uma realização da "Plataforma em Defesa das Árvores", realizou-se no passado dia 27 de Maio, mais um Passeio Cultural, guiado pela Engenheira Agrónoma Isabel Maria Leal, por alguns dos jardins e praças arborizadas da Freguesia da Estrela, com a participação sempre interessada de dezenas de acompanhantes.

Aproveitamos a oportunidade para convidarmos todos os lisboetas que se interessam pela sua cidade em participarem em acções futuras. Sairão todos valorizados.

Para além dos riquíssimos ensinamentos botânicos, paleontológicos e históricos, estes últimos relacionados com os diversos Conventos e Mosteiros presentes na região e que contribuem para tornar Lisboa numa das capitais da Europa e do Mundo mais ricas em construções de carácter religioso, que foram transmitidos, puderam os presentes constatar o muito que há ainda a fazer para recuperar a dignidade dos espaços do percurso em apreço.

Desde logo, a falta de substituição das árvores que vão sendo cortadas ou que morrem por razões diversas.

Os elementos espúrios que em nada beneficiam os espaços que devem ter e manter uma certa dignidade.

Finalmente, o acutilante problema da recuperação do Jardim de Santos, que corre o risco de se eternizar, pois embora tenha sido construída uma vedação em toda a sua volta, continua a aguardar-se o seu fecho e reabertura diários por funcionários que garantindo a sua manutenção e segurança, permitam a posterior recuperação do Jardim em termos monumentais e botânicos.


Pinto Soares

Sem comentários: