08/04/2017

URGENTE: NÃO AO ABATE dos últimos freixos da Av. Guerra Junqueiro e Praça de Londres - assine e divulgue!


NÃO AO ABATE dos últimos freixos da Av. Guerra Junqueiro e Praça de Londres


Para: Junta de Freguesia do Areeiro e Câmara Municipal de Lisboa

Fomos surpreendidos esta 6ª feira, dia 7 Abril de 2017, pela alarmante afixação nos troncos das árvores de avisos de "Intervenções no Arvoredo", consistindo estes no abate de dezenas de freixos na Av. Guerra Junqueiro e na Praça de Londres, aqui plantados há cerca de 70 anos, recorde-se, em homenagem a Freixo-de-Espada-à-Cinta, terra natal de Guerra Junqueiro.

Trata-se de uma comunicação surpreendente, uma vez que as árvores agora marcadas para a morte se apresentam viçosas e pujantes de verde, como resultado de uma poda selvagem de que foram vítimas há 2 anos.

Face a esta surpreendente comunicação, os subscritores, moradores e comerciantes do Areeiro apresentam a seguinte petição:

1. A poda radical de 2015 deixou a Avenida Guerra Junqueiro completamente irreconhecível, tendo sido realizada numa altura errada do ano e o processo que conduziu a essa poda foi marcado pela falta de informação generalizada, pela ausência de discussão pública e por um comprovado despropósito (vejam-se as árvores agora exuberantes)
2. Volta, agora, a não existir qualquer audição, auscultação, apresentação ou explicação pública, técnica ou fitossanitária sobre a necessidade de novo abate
3. Mais uma vez volta a ser profundamente errada a época do ano escolhida para a operação

Pelo teor dos avisos afixados desconhece-se a proveniência da ordem de abate/poda, se da CML se da Junta pelo que os abaixo-assinados exigem que:

a. Esta operação de Poda/Abater seja imediatamente suspensa e arquivada
b. Que deixem estes freixos em PAZ!
Se CONCORDA assine e divulgue!

Uma iniciativa conjunta:
Movimento Cívico "Vizinhos do Areeiro"
Associação de Comerciantes "Bairro em Movimento"
Fórum Cidadania Lx

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu deus do céu! Mas quem é que no seu perfeito juízo aprova o abate destas árvores! Está td doido??