08/11/2016

Colocação de estátua de D. Nuno Álvares Pereira/São Nuno de Santa Maria em ZEP da Capela de São Jerónimo (MN) - pedido de esclarecimento à DGPC


Exma. Senhora Directora-Geral
Arq. Paula Silva


C.C. JF Belém, PCML e Media

Vimos pelo presente solicitar esclarecimento à Direcção-Geral do Património Cultural sobre se existe aprovação desses Serviços à colocação da estátua de D. Nuno Álvares Pereira/São Nuno de Santa Maria no enfiamento da Capela de São Jerónimo, Monumento Nacional, no Restelo.

Com efeito, a referida estátua será inaugurada no dia 6, conforme orgulhosamente descrito na página da Junta de Freguesia de Belém no Facebook (https://www.facebook.com/juntafreguesiabelem/?fref=nf) e a imagem que junto anexamos.

Lembramos que a Capela de São Jerónimo é Monumento Nacional, possui Zona Especial de Protecção (http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70633), e o seu actual enquadramento paisagístico é da autoria do Arq. Gonçalo Ribeiro Telles.

Melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Inês Beleza Barreiros, Alexandra de Carvalho Antunes, Júlio Amorim, Fernando Jorge, Maria do Rosário Reiche, Luís Serpa


Foto de André Remígio

...

Resposta da DGPC ("nada a opor"):

5 comentários:

Alvaro Pereira disse...

Poderiam colocar essa estátua junto da Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique.

Manuel Semedo disse...

Um escândalo! De facto como se vê pela foto, vem ocupar espaço precioso e dar cabo da vista das árvores!

António Stichini disse...

Primeiro deveria-se perguntar porquê se põe em questão a estátua de D. Nuno Alvares Pereira o Condestável de Portugal que liderou a revolta contra os espanhóis na crise de 1343/1345 e porque não por em causa o nome de Ducla Soares a um espaço tão emblemático, depois pergunto onde está o escândalo as árvores estão desprezadas o espaço desqualificado. Tanto Nuno Alvares Pereira como Vasco da Gama, são referências da nossa identidade cultural e histórica, independentemente da religião de cada português. Será que não sabemos colocar cada personagem na sua época a agirem de acordo com o pensamento da respectiva época. Nuno Alvares Pereira não é propriedade da Ig. Católica é muito mais do que isso e a ele devemos a independência de Portugal.

Anónimo disse...

É só inveja...

Alvaro Pereira disse...

Caro António Stichini

A crise de que fala foi em 1383/85.

E não sei se sabe, mas a estátua do Condestável que está junto do Mosteiro da Batalha era para ter sido colocada em Lisboa, no alto do Parque Eduardo VII.

Gosto de saber que também pensa como eu em relação a Vasco da Gama; já há muito tempo que devia haver uma estátua dessa grande figura da História Universal em Lisboa.

Com os meus melhores cumprimentos

Álvaro Pereira