17/09/2015

Protesto pelas demolições em curso de interiores em Prémio Valmor (1911) e prédio de Cassiano (1936)


Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina,
Exmo. Senhor Director-Geral do Património Cultural
Doutor Nuno Vassallo e Silva


C.c. SEC, AML, Gab. Vereador Manuel Salgado, Ga. Ver. Catarina Vaz Pinto, ICOMOS, OA, Docomomo, Media

Decorrem neste preciso momento 2 demolições de interiores em 2 prédios notáveis de Lisboa, representativos de dois estilos e épocas construtivas bem característicos da nossa cidade, respectivamente, a Lisboa ecléctica de finais do século XIX, princípios do XX, e a arquitectura modernista (no caso vertente o que os americanos designaram por “streamline”), sendo que ambos os prédios se encontravam genuínos até há poucos dias e em relativo bom estado de conservação:

· Edifício concebido pelo Arq. Ventura Terra, Prémio Valmor de 1911, e sito na Rua Alexandre Herculano, nº 25, conhecido por Prédio Thomaz Quartin;
· Edifício concebido pelo Arq. Cassiano Branco, em 1936.

A nosso ver, são demolições inaceitáveis, que julgávamos terem sido abolidas pela CML, por traduzirem uma prática incompatível com as boas-práticas internacionais.

Não compreendemos como é possível à CML e à DGPC declararem-se empenhadas na salvaguarda e valorização do património arquitectónico de Lisboa e permitirem-se, por outro lado, aprovar projectos como os em apreço, altamente intrusivos e descaracterizadores desse mesmo património. De que serve à CML e à DGPC serem signatárias das convenções internacionais? De que serve à CML apresentar estatísticas de reabilitação urbana alimentadas por “reabilitações” como as presentes? De que serve à CML e à DGPC anunciarem inventários ou roteiros de património deste e daquele arquitecto?

À consideração de Vossas Excelências.

Melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Vítor Vieira, Virgílio Marques, Mariana Ferreira de Carvalho, Luís Marques da Silva, Jorge Santos Silva, Júlio Amorim, Maria do Rosário Reiche, Inês Beleza Barreiros, Ana Celeste Glória, Miguel de Sepúlveda Velloso, José Arnaud, paulo Dias Figueiredo, José Filipe Soares, Maria de Morais Oliveira, João Oliveira Leonardo, Beatriz Empis, Jorge Pinto, Fátima Castanheira, Fernando Jorge, Nuno Caiado e Cristiana Rodrigues


Fotos: Miguel Jorge e João Filipe Guerreiro

Sem comentários: