28/09/2015

Aqui existiu um Espaço Público & Verde: Santos-O-Velho












Um breve levantamento fotografico do espaço público & verde em frente da escadaria da Igreja de Santos o Velho. É um cenário cada vez mais característico dos nossos bairros e ruas com "potencial turístico".

Para além do vandalismo de muros e vãos das IS públicas com graffitis, há muito lixo e resíduos de garrafas, copos de plástico, assim como urina, vómito e fezes, (em particular aos fins de semana como bem sabemos).

Os canteiros precisam de uma intervenção séria: perderam a maior parte do solo, por erosão e falta de manutenção ao longo das últimas décadas (agravado pelo recente fenómeno do pisoteio das "noites"); também o coberto vegetal está decadente, desorganizado e parcialmente inexistente. Há que repor o solo em falta e fazer novas plantações, de preferência com plantas capazes de ajudar a fixar o plano inclinado destes canteiros. Uma das árvores em caldeira está morta.

Este pequeno espaço público bem que merece uma intervenção que reponha a dignidade que anteriormente tinha e que nos ultimos anos desapareceu sem que a CML ou a anterior junta de freguesia tivessem respondido de forma capaz. Será que a nova Junta de Freguesia da Estrela vai conseguir fazer este trabalho? Foi isso que já lhes perguntámos. A tarefa não é fácil pois infelizmente há muitos cidadãos a destruir o património público e poucos a cuidar dele...

Sem comentários: