09/07/2015

Quinta das Águias e Palácio Almada-Carvalhais - Proposta de reunião


Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina


Agradecemos a resposta de V. Exa., em anexo, às nossas cartas sobre os seguintes palácios de Lisboa, ambos classificados: Palácio Almada-Carvalhais (MN) e Palácio da Quinta das Águias (IIP).

Como é do conhecimento de V. Exa., o que nos move não é nenhuma espécie de fundamentalismo mas antes a justa preocupação com o destino de dois dos mais singulares palácios lisboetas, que continuam presos a uma situação de incúria, abandono e imobilismo de quem de direito, que faz com que a sua ruína seja galopante. A breve trecho, continuando assim, Lisboa não terá absolutamente nada de ambos, senão meras fachadas.

Instamos novamente a CML a promover reuniões com todas as partes interessadas na salvaguarda, recuperação e procura por uma ocupação condigna para aqueles dois palácios, i.e., promotores, serviços da CML, DGPC, universidades e sociedade civil, nas quais se abordem:

a) Ponto da situação dos palácios Almada-Carvalhais e Quinta das Águias.
b) Perspectivas futuras.
c) Identificação de possíveis vias que conduzam à tão desejada reabilitação.
d) Instituição de circuito/roteiro cultural e turístico dos palácios de Lisboa.

Solicitamos também a V. Exa., que estude a possibilidade de criação de um vasto programa de reabilitação dos palácios históricos de Lisboa, identificados e listados por nós como estando em mau estado de conservação (https://www.google.com/maps/d/edit?hl=pt-PT&authuser=0&mid=zpRGVV6ryPt0.kzx8jL6Ortxc ), um programa transversal a vários departamentos da CML e entidades externas.

Com os melhores cumprimentos


Miguel de Sepúlveda Velloso, Paulo Ferrero, Ana Celeste Glória, Virgílio Marques, Bernardo Ferreira de Carvalho, António Branco Almeida, Francisco Sande Lemos, Miguel Atanásio Carvalho, Jorge Santos Silva, Luís Marques da Silva, Inês Beleza Barreiros, Maria do Rosário Reiche, António Araújo e Fernando Jorge

Anexos:
- Recomendações no seguimento da nossa conferência
- Cópia do Ofício/2996/PCML/15
- Artigo recente no Público (http://www.publico.pt/local/noticia/lisboa-esta-a-deixar-morrer-os-seus-palacios-1700963)

Sem comentários: