10/10/2014

Um pequeno passeio pela Lapa é elucidativo do estado a que Lisboa chegou

Alguém pode explicar isto? Esta suma originalidade dos nossos arquitectos. estamos em pleno centro histórico da capital. Rua Garcia de Orta.

Lisboa é hoje uma cidade aviltada. As reabilitações são, na esamgadora maioria dos casos, uma chaga urbana.

Venham as portas de PVC verde e com a caixa do correio em dourado. Tudo se faz para que a imagem de Lisboa piore todos os dias. Entre o formol e a destruição de ruas inteiras, haverá com toda a certeza um meio termo. Encontrá-lo será mais difícil do que conceder autorizações a eito. A CML opta pela lei do menor esforço. É assim na noite e é assim na defesa do património.

E alguém pode explicar mais este mimo? Arquitectura de qualidade, com acabamentos de luxo num belo condomínio fechado. Fechados estarão os olhos de quem aprova trivialidades como esta. Rua Garcia de Orta.

Lisboa é hoje uma cidade de altos muros e de baixíssimos vôos. A ambição actual da CML é turistificar tudo, despovoar o centro histórico, fazer passar a ideia que se trata de uma cidade cosmopolita muito Golden Visa, muito Gentrified, muito Alive.

Enquanto pululam as maravilhosas soluções arquitectónicas cá no burgo, as casas apalaçadas como esta, caem aos bocados. janelas abertas para que o interior se vá mais depressa. Esta tem uma bela escadaria com azulejos, um logradouro e uma série notável de salas. Rua das Trinas ao lado da sede da junta de Freguesia da Estrela.

Caem umas e caem outras. Fachada de azulejos num prédio em ruínas na Rua da Lapa.

Quando já nada restar, lá virá a solução de zinco. teremos mais um cabeçudo onde havia uma tipologia de prédio urbano de rendimento infinitamente mais interessante. Em Lisboa, é fácil passar de uma cidade excepcional para uma cidade trivial e desinteressante. Rua da Lapa

Sem comentários: