23/01/2014

Salvem a Caravela do Palácio Folgosa!


Chegado por e-mail:

«Exmo. Senhor Presidente da CML,
Dr. António Costa
Exmo. Senhor Vereador do Urbanismo e Espaço Público,
Arq. Manuel Salgado


Existe uma grande Caravela em calcário e em basalto no átrio recuado do Palácio da Folgosa, onde decorrem obras de reconversão para instalação dos serviços da 1ª Divisão da PSP (foto: Lisboa S.O.S.)

A caravela é lindíssima, de grandes dimensões e de um beleza e minúcia muito grande, Um trabalho de renda artística de muito trabalho de Calçada.

Alertamos V. Exas. para o tratamento pouco digno que lhe está a ser dado, uma vez o construtor utiliza esse átrio como estaleiro de materiais, entrando e saindo com uma pequena carrinha com materias de construção passando por cima dessa Caravela.

Salvemos esta Caravela em Calçada Portuguesa do Palácio da Folgosa na Rua da Palma (em frente do Arquivo Fotográfico da CML) , um ícone da cidade, um símbolo da memória da cidade e em memória do Sr. Arquitecto Eduardo Bairrada antigo funcionário da CML, já falecido, mas o primeiro a fazer um estudo científico e organizado sobre o empedrado da Cidade de Lisboa, que se encontra publicado como livro e com uma investigação sobre a matéria, invejável.

À vossa mais sincera consideração.

Por Lisboa


Pedro Rodrigues
»

Sem comentários: