04/12/2013

Peocupação com a Calçada Portuguesa


Chegado por e-mail:

«Viva Muito Bom Dia

Reparei que uma das muitas preocupações do vosso Forum de Cidadania é a Calçada Portuguesa.

Eu também sou defensor da mesma e até me impressiona como em outros países se desenvolve esta actividade de forma recorrente e em Portugal, nomeadamente em Lisboa estas questões vão passando ao lado.

No âmbito desta temática, venho apenas apresentar três questões que nos últimos tempos me têm preocupado:

* Para quando a reposição da estátua ao Calceteiro, composta por duas figuras em bronze que se encontrava no pequeno largo fronteiro à Igreja de S. Nicolau, entre a Rua da Prata e a rua dos Douradores, em Lisboa
* Porque não foi integrado um desenho na composição do preto do Basalto e do branco do Calcário no enorme passeio fronteiro ao novo edifício da Polícia Judiciária onde se situa a Faculdade de Medicina Veterinária? Não deveria de haver uma disposição camarária para o efeito, quando ocorre a possibilidade de integrar esta vertente no projecto?
* Qual a protecção a dar à bela caravela de grandiosas dimensões, que se situa no HAll de entrada/pátio do Palácio da Folgosa na Rua da Palma para onde estão previstas mudar as instalações da 1ª divisão da PSP, que era um edifício de uns antigos serviços camarários como atesta a inscrição no chão desse átrio por baixo dessa enorme caravela de basalto, que constitui uma arte de calceteiro? Hoje o local do átrio está a ser usado como estaleiro da empresa que está a fazer a remodelação do edifício da rua da Palma e essa obra de arte , uma caravela em basalto de grandes dimensões e de uma beleza extraordinária está a ser diáriamente a ser fustigada com o peso de algumas carrinha de transporte de materiais de construção, que muito ou pouco vão danificando a beleza daquela caravela, que me parece não ter outro exemplar, e é semelhante às que existiam na praça do Terreiro do Paço, antes da mais recente intervenção, mas não tenho a certeza. Julgo que a beleza e o rigor com que a mesma está desenhada merecia ser salvaguardada e mantida com muito carinho apesar do edifício passar da "jurisdição da CML" para a PSP- 1ª Divisão .

Ficam estes meus alertas, para memória presente e futura.

Pedro Rodrigues»

4 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Toda a gente gosta de ter ideias e dar alertas, à custa do dinheiro dos outros.

Jorge disse...

Nada comparado com nosso precioso dinheirinho!
Não só o meu como também o que saiu do bolso de muitas outras pessoas e que serviu para pagar a educação da "coisa" das 12:31
Esse é que foi um desperdício!
Esse é que foi dinheiro deitado "fora"!

Filipe Melo Sousa disse...

Caro Jorge, se estiver movido por um sentimento de justiça, eu faculto-lhe o meu NIB para você me ressarcir das contas que prestei com o meu país, nomeadamente, os descontos para a SS que nunca vou reaver no futuro, assim como os montantes de IRS que nem de perto encontraram paridade com serviços públicos de igual valor.

Anónimo disse...

Caro Filipe,
os descontos que fez em Portugal vão ser transferidos para a reforma que auferir na Europa, devia saber isto. O seu historial contributivo não começou no momento em que decidiu desertar e castigar com a sua falta de civismo o país para onde se mudou. A diferença é que aí onde está nem arrepia cabelo e cumpre... e mais nada.