30/12/2013

MERCADOS MUNICIPAIS - COMÉRCIO OU NEGÓCIO ?

Envolta na recente decisão de descentralização de serviços, da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia, está, como se sabe, a questão dos Mercados Municipais.

Por diversas vezes tenho aqui, e noutras sedes, referido que as Autarquias não sabem (nem teriam que saber!) "gerir comércio", mas o mesmo se aplica, por maioria de razão, às Juntas de Freguesia. Neste caso com a agravante de não deterem recursos humanos com competências (e experiência) para "trabalhar" os Mercados.

As Juntas que encaram esta "transferência" como mera fonte de receitas "adicional", cedo se irão aperceber que a área dos Mercados é muito mais do que ter fiscais, cantoneiros de limpeza, regulamento municipal para fazer cumprir e ... receitas (taxas!!!!!!!).

Há anos que se falava desta transferência, mas talvez se tenha ido longe demais. Em minha opinião, os Mercados de Benfica, Alvalade e Arroios (pelo menos estes três) deveriam ter ficado sob alçada da Camara Municipal, juntando-se à Ribeira e a Campo de Ourique.

Mercados Municipais como potenciais formatos comerciais a modernizar ou meros "negócios"????

Cá estaremos, todos, para fazer o balanço da decisão tomada.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Ribeira, desde que tem uma revista qualquer a geri-la, está muito melhor. Muito mais bancas vazias, o tão apregoado mercado das flores já feneceu, uma alegria...