23/10/2013

Lisboa ocupa a 40ª posição no ranking das 100 cidades do mundo com melhor reputação


Chegado por e-mail, de Pedro Reis:

«Estudo City Rep Trak™ 2013 Lisboa ocupa a 40ª posição no ranking das 100 cidades do mundo com melhor reputação

• Sidney é a cidade do mundo com melhor reputação, à frente de Toronto e Estocolmo;
• Europa domina o top 10 com 8 cidades;
• Lisboa ocupa a 40ª posição, à frente de cidades como Los Angeles, Miami, Rio de Janeiro, Moscovo ou Pequim;
• As cidades europeias aumentaram em média 3.1 pontos em relação aos resultados de 2012;

Lisboa 22 de Outubro de 2013 - Lisboa é 40ª cidade mais reputada do mundo no ranking das 100 cidades mundiais com melhor reputação, segundo os resultados do estudo City RepTrak™ 2013 promovido pelo Reputation Institute, um estudo anual que classifica as 100 cidades mais conceituadas do mundo através da opinião recolhida junto de mais de 22 mil pessoas oriundas dos países do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), entre janeiro e fevereiro de 2013.

Lisboa, que registou um índice de 67,08 pontos, ficou com um resultado muito semelhante a cidades como Washington (EUA), Orlando (Canadá), Milão (Itália), Perth (Austrália) e Berlim (Alemanha). Os inquiridos valorizam na cidade de Lisboa o seu “Ambiente Apelativo”, uma dimensão que tem como atributos “a beleza da cidade” e ”a oferta de uma variedade de experiências atrativas, como a gastronomia, o desporto, a arquitetura e o entretenimento” – dimensão que superou largamente as outras que também integram o estudo: o “Avanço da Economia” e a “Eficácia da sua Administração”. Portugal - Evolução da Reputação de Portugal no Estudo City Rep Trak™ [...]

Sidney foi considerada a cidade do mundo com melhor reputação – à frente de Toronto e Estocolmo. Os resultados do estudo confirmam a ligação estreita entre a reputação da cidade e o seu desempenho económico. O modelo do Reputation Institute mostra que uma cidade que sabe gerir eficazmente a sua reputação pode atrair mais turistas, maior investimento ou um influxo maior de talentos

[...] Principais Tendências do City Rep Track 2013

1. A reputação dos Países influenciou a reputação das cidades: No geral, ficou demonstrado que há uma correlação entre a reputação da cidade e a reputação do respetivo país. No entanto, há exceções: por exemplo, três das cidades chinesas avaliadas no estudo (Hong Kong, Xangai e Guangzhou) têm índices de reputação bastante superiores (mais23.5, 16.7 e 14.8 pontos respetivamente) que o da China (44 pontos). Por outro lado, três cidades australianas (Brisbane, Perth e Adelaide) têm resultados abaixo (menos 11.2, 8.2 e 5.5 pontos, respetivamente) do que a Austrália (76.1 pontos)

2. As Cidades norte-americanas continuam a melhorar as suas reputações: O pior parece ter passado para as cidades norte-americanas, que este ano reforçaram as suas reputações. Nova York aumenta 7,8 pontos, tornando-se a cidade com a melhor reputação nos EUA. Boston melhora de 7,3 pontos; Los Angeles, 4,5 pontos; Miami, 4,0 pontos; Washington DC , 3,7 pontos , e Las Vegas, 3,0 pontos.

3. As Cidades em Itália e na Grécia recuperam: A recuperação da reputação da Grécia e da Itália registados no Estudo Coutry RepTrak ® de 2013 também se reflete nas suas cidades. Atenas, que caiu de 14 pontos em 2012, este ano melhora 7,6 pontos. Por sua vez, em Itália, Veneza aumenta 6,3 pontos ; Florença 5,3; Roma e Milão crescem 4.2 pontos.

4. As cidades "emergentes" com tendência decrescente: Enquanto é evidente o crescimento dos índices de reputação dos países emergentes, como México, Coreia do Sul, Brasil, Tailândia, Indonésia ou Malásia, os valores dos índices das cidades nesses países recuam em média combinada 3,0 pontos.

5. Perceções ajudam, mas não são o suficiente: Ser uma cidade conhecida não é sinónimo de ter uma boa reputação. Sydney (1 ª no ranking de 2013), Estocolmo ( 3ª ) e Viena ( 4ª ) têm níveis de popularidade significativamente inferiores aos de Paris , Nova York, Roma ou Tóquio, mas são nitidamente superiores em termos de reputação. Quer isto dizer que há cidades com excelente reputação que ainda poderão melhorar significativamente a sua posição através de políticas de comunicação mais eficientes.

6. Europa domina o cenário mundial em reputação: As cidades europeias lideram o ranking com um índice de reputação médio de 69,8 pontos , quase dois pontos acima da média das cidades da América do Norte (68,1 ) . As cidades da Ásia-Pacífico têm , em média, uma reputação de 57,3 pontos, enquanto a média das cidades latino-americanas é de 55,5 pontos. As cidades com os piores índices de reputação são as africanas, com uma média de 53,2 pontos.

Sobre o Reputation Institute

Sem comentários: