04/09/2013

Prémio Aga Khan para a Arquitectura será entregue em Lisboa no Castelo de S. Jorge

Dia 6 de Setembro Lisboa vai merecer os olhares do mundo da arquitectura e do design ao acolher a cerimónia da entrega do 12.º ciclo do Prémio Aga Khan para a Arquitectura.

O prémio, de um milhão de dólares, destaca-se de outros prémios de arquitectura pela selecção de projectos – desde escolas com inovadoras estruturas de lama e bamboo aos mais modernos arranha-céus ecológicos – “que exibem não somente excelência arquitectónica, mas que também impactam positivamente o nível geral da qualidade de vida das comunidades vizinhas”, informa a organização.

«Os locais para a cerimónia de atribuição deste prémio são escolhidos com base na sua importância arquitectónica», refere Farrokh Derakshani, director do Prémio Aga Khan para a Arquitectura, segundo o qual, e entre outros factores, «Portugal foi considerado um bom exemplo de uma sociedade pluralista, de uma sociedade que pode abraçar outras culturas, mantendo e preservando a sua. Foi, também, relevante a qualidade e prestígio dos arquitectos portugueses, reconhecidos e premiados internacionalmente”.

Para além da cerimónia de entrega do Prémio, que irá decorrer no Castelo de S. Jorge, serão ainda levados a cabo diversos eventos paralelos, no sentido de incentivar um debate sobre as tendências da arquitectura contemporânea, na promoção da cultura Islâmica e, também, para chamar a atenção para as visões alternativas do meio edificado. in sítio da Ordem dos Arquitectos 01.09.2013
 
FOTO: o interior do recinto muralhado do Castelo de S. Jorge continua com esta anomalia - um parque de estacionamento dentro do Monumento Nacional! Haverá outro Castelo no país, ou na Europa, nesta situação? Que dirão os "distintos e ilustres" convidados para a cerimónia Aga Khan sobre este espectáculo terceiro mundista?

1 comentário:

Anónimo disse...

Favor não dizer mal: são essas excrescências que fazem Lisboa ganhar Óscares. Justamente por serem únicas.