03/08/2013

Assinaturas pela REPROVAÇÃO dos Projectos de Loteamento dos Hospitais - PRESS RELEASE


Recebido da Comissão de Salvaguarda do Património :


PRESS RELEASE:

No âmbito da CONSULTA PÚBLICA sobre os 4 Projetos de Loteamento dos Hospitais de S. José. Sta Marta, Capuchos e Miguel Bombarda, foram entregues dia 31 na CML, (último dia do reduzido prazo), pela Comissão de Salvaguarda do Património (comissão apartidária criada de urgência em Julho) as assinaturas de cidadãos que solicitam ao Sr Presidente António Costa a REPROVAÇÃO GLOBAL desses projetos.

Dado que a CML obriga a que as reclamações sejam efectuadas por projecto, foram entregues 1.150 assinaturas relativas ao Hospital Miguel Bombarda, cerca de 640 relativas aos Hospitais de Sta Marta e dos Capuchos e perto de 600 relativas ao Hospital de S. José.

No que respeita ao H. Miguel Bombarda (com diferente situação, dado estar desactivado, possuir Museu aberto e estar pendente Candidatura de Classificação desde Março, de vários edifícios, baseada em memória justificativa irrefutável), cujo projeto prevê a demolição da Casa/Convento da Congregação da Missão (de S. Vicente de Paulo), (que resistiu ao terramoto e ´mantém a grande parte dos interiores originais) e aproveitando as fachadas para Hotel (??!!), assinaram 31 padres e irmãs vicentinos, incluindo o Pe Visitador Álvaro Cunha. De realçar as assinaturas da bisneta do Prof. Miguel Bombarda, o filho do notável director Dr. Almeida Amaral (1945-1960), perto de 200 ex funcionários, até alguns ex doentes que souberam e "exigiram" assinar, bem como os presidentes das Sociedades de Psiquiatria, de Neurologia e de Arte Terapia, que também subscrevem a proposta estruturada de Alargamento do Museu, com a criação de um Pólo Cultural de excelência nas actuais instalações.

As assinaturas para os Hospitais de S. José, Sta Marta e Capuchos, foram recolhidas em somente 10 dias e incluem médicos e outros funcionários, diretores de serviço, moradores da zona, historiadores etc, como o Prof. Vítor Serrão, e muitos cidadãos indignados contra este Grave Atentado ao Património Histórico e Arquitectónico-Artístico de Lisboa, do país e da Europa (Atentado também denunciado pelo ICOMOS e outras entidades), e em que se vendem por lotes Hospitais Centrais de ponta, do Estado, em actividade servindo centenas de milhares de doentes, forçando o seu encerramento, sem substituição garantida.

Também foi lançada uma Carta Abaixo Assinado à Sra Ministra das Finanças, responsável pela Estamo, que apresentou estes Projetos de Loteamento, solicitando o Cancelamento Imediato dos mesmos.

Comissão para a Salvaguarda do Património

Para mais informações inéditas contactar 933 207 951

1 comentário:

Anónimo disse...


Perante a indiferença e o silêncio dos Media, e não só, a PROVA que os cidadãos actuam e participam, quando colocados perante a defesa linear do Património: REPROVAÇÃO GLOBAL dos Atentados ao Património, sem meios termos e posições dúbias.

Parabéns a esta Comissão !