12/06/2013

O Povo é Quem Mais...

Numa altura em que mostram os estudos, ou simplesmente sentindo o ânimo geral, que a maioria dos  portugueses revelam o maior ceticismo sobre a atuação dos titulares de cargos políticos, e que as promessas políticas são letra morta, prontamente esquecidas findas as eleições, foi com uma sensação de repulsa que me apercebi que haviam sido colocados, num dos relvados da Alameda Afonso Henriques, os suportes metálicos para um enorme cartaz que, mesmo que se venha a mostrar provisório, vem provar que espaços de fruição pública são chão para qualquer circo.
Neste parque, uma obra pensada e desenhada ao milimetro e um dos espaços mais iconográficos da cidade moderna, já há um cartaz político constante e permanente, que resiste a qualquer intempérie - ainda que árvores não. As eleições que se avizinham aguçam o apetite por mais barulho de fundo, nada esclarecedor e por isso pouco contributivo para a democracia.
Como é possível que algum político se atreva a fazer propaganda na Alameda Afonso Henriques? Pensem nisso quando tiverem o boletim de voto na mão.

Este cartaz foi o primeiro "item" a ser reposto depois da intempérie que arrancou árvores por toda a cidade, e neste parque também. O que faz aqui uma coisa destas? Não há limite para a desrespeito pelo cidadão. E vejam a quantidade de poluição visual que tem este espaço: barracas de gelados de plástico ligadas à caixa de eletricidade por um poste de madeira e umas rodadas de fita cola, colunas com publicidade...

Perfeitamente ofensivo! Quem precisa de mais propaganda política? Já não estamos esclarecidos suficientemente?

E estes também andam por lá! Quem aprova estas coisas? Será que tem que se vender tudo, até a "limpeza de vistas" que a Alameda Afonso Henriques merece e pede?

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de perguntar aos responsáveis por esta brincadeira de mau gosto, se também vêm cartazes destes no meio das principais praças por esta Europa fora. Só em Lisboa é que se permite fazer uma coisa destas. No Costa não voto eu nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Concordo.
Mas se não vota, vota em quem?
Quer o Santana de volta?
Quer esburacar ainda mais Lisboa?

Bic Laranja disse...

Há dias estava uma girafa de de plástico, em tamanho natural, a embelezar o Saldanha.
Cumpts.

Anónimo disse...

O voto em branco é a melhor maneira de protesto. As pessoas não sabem mas o voto em branco retira dinheiro aos partidos que deixam de o receber.

Anónimo disse...

Vão voltar ao assunto quando os cartazes dos outros partidos tiverem colocados?
Porque a CMO avaliza estas autorizações?
Esclareçam os regulamentos s.f.f.

Anónimo disse...

Amigos, quer gostemos quer não da praga dos outdoors políticos, é um direito constitucional a colocação de publicidade política em qualquer ponto das cidades. O facto de não haver limitações de local é para garantir que qualquer força política ou movimento de cidadãos, por mais pequeno que seja, possa ter oportunidade de chegar à população. Por fim, informo igualmente que não compete à Câmara decidir ou limitar a colocação dessa publicidade política, caso contrário havia o risco do partido do poder impedir a oposição de fazer a sua divulgação. Espero ter esclarecido. Cumprimentos.