29/05/2013

As lajes brancas do renovado miradouro do adamastor

Perfeitas para os "artistas urbanos" beberem "litradas" de Sagres e rabiscarem a Bel.-prazer

24 comentários:

Anónimo disse...

Em tempo: à semelhança de saudosos anos anteriores, quiosques de venda de Sagres andam a ver plantados por toda a cidade. Bem bonitos (e úteis, claro).

Anónimo disse...

Correcção: ... a SER plantados ...

Anónimo disse...

Adoro o tom ressabiado que o Paulo põe em todos os posts.

A imparcialidade ajuda imenso à credibilidade do blog, a sério.

Anónimo disse...

Este blogue é uma ferramenta imprescindível para qualquer cidadão de Lisboa se consciencializar da sua cidade, do bom e do (infelizmente) mau que ela tem, é realmente um contributo inestimável para a cidadania. Mas "posts" como este deixam-me completamente frustrado, o que eu leio aqui é uma opinião arbitrária, subjectiva e sem qualquer fundamentação, em linha com uma irritação crónica e eu diria patológica com qualquer intervenção de cariz contemporâneo na nossa cidade, como já tenho lido em outros "posts" aqui publicados.
O que irrita o autor deste artigo não é a cor do pavimento, como poderia ser uma vez que a nossa bela calçada é tambem ela branca, e tenho certeza absoluta de que nunca será contestada pelos autores deste blogue. O que realmente irrita Paulo Dias Figueiredo é a dimensão e estereotomia deste pavimento que ultrapassa tudo o que subjectivamente considera ser "belo" ou adequado para a nossa cidade.
Para alguns autores neste blogue nada mais resulta para a cidade a não ser a reposição de uma imagética saudosista que existe apenas nas suas mentes, sem se aperceber que esse saudosismo é uma irónica maquina do tempo que em ultima análise nos levaria passo a passo até á Lisboa fenícia. E este é o erro em que este blogue muitas vezes se deixa cair, transborda do relato objectivo para o comentário subjectivo e só perde com isso.

Anónimo disse...

Ai, que lindo Polis.

Anónimo disse...

Alguém ainda se lembra da abertura do Big Show Parolice?
Então é só adaptar.

O parque das Nações está chegar... é dele que eu vou me livrar...... que eu vou me livrar.....
saloiada em movimento....
não vou estar em Lisboa para confirmar.
Ah ah ah ah.

Lisboa Show Parolice.
Sem Dúvida!

Jorge disse...

Estavam à espera de outra coisa?

Se vão Igrejas, Teatros, Pombalinos,Interiores, garretts, acham que uma calçadazinha é obstáculos para certos brávios...

Anónimo disse...

Acho espectacular como de uma pequena foto de uma obra ainda em curso se consegue tecer tanto comentário... é só visionários nesta caixa de comentários...

Anónimo disse...

as litrosas são independentes do piso... o lixo é feito pelas pessoas, não pela população nem pelo piso.

os grafitis também não aparecem sozinhos, embora seja verdade que este material seja mais "convidativo" aos graffitis..

se o piso fica feio e cheio de pastilhas elásticas, também nao é por culpa do piso..

se os problemas são esses, nao reclamem com o piso, reclamem os porcos que habitam o nosso país.

mas sim, também preferia uma bonita calçada com desenhos... mas isso nao iria impedir as pastilhas nem as litrosas nem o lixo.

Anónimo disse...

Aqui está uma intervenção claramente desnecessária para a cidade. Revela-se ser fruto da falta de prioridades da CML. O que não falta em Lisboa são locais semelhantes ao terceiro-mundo mas prefere-se brincar com o espaço publico em bom estado e substituir os candeeiros tradicionais por candeeiros como os da Costa da Caparica.

Anónimo disse...

"Para alguns autores neste blogue nada mais resulta para a cidade a não ser a reposição de uma imagética saudosista que existe apenas nas suas mentes, sem se aperceber que esse saudosismo é uma irónica maquina do tempo que em ultima análise nos levaria passo a passo até á Lisboa fenícia"

Claro,claro...

A calçada já está em marcha, óptimo, certo mobiliário urbano característico também já está a desaparecer, mais, mais...

Ah já sei, vamos também substituir todos aqueles eléctricos amarelinhos que andam por ai que sobem ruas e descem e que levam centenas de turistas por dia por eléctricos modernaços que se existem às dezenas nas restantes capitais europeias, os turistas vão adorar..

Mais, mais...
Os azulejos!
Sim, os azulejos das fachadas e os painéis alusivos à nossa cultura e historia que são reféns das maquinas fotográficas dos srs turistas também podem ir, como diz um iluminado que costuma passar por aqui, que pirosice, partam isso tudo...

Mais, quero mais aspectos saudosistas para enviar para o galheio..

Já sei, os prédios antigos!

Palacetes, Chalets, Pombalinos, que horror, mandem tudo abaixo aproveitem e vai a Baixa de Lisboa também!

Não estou satisfeito, Lisboa ainda está muito fenícia, vá lá, não quero que esta cidade se assemelhe a outros centros históricos Europeus como Bruges, Paris, Florença, Praga, que se orgulham da sua cultura e identidade saudosista e diferenciada e que gera "carradas" de turistas.

Mais, quero mais, quero mais...





Filipe Melo Sousa disse...

Queria a calçada à antiga portuguesa, feita artesanalmente, pelo calceteiro a bater no chão de cócoras, para produzir 1 m2 por semana! Depois de uma semana tudo esburacado! Adoro a calçada portuguesa! O mundo evolui, e nós continuamos a macadamizar!

Filipe Melo Sousa disse...

Palacetes pombalinos? Esses caixotes austeros são palacetes porquê? Então caixotes com os tais ladrilhos pirosos azuis, um máximo. Alguém meteu na cabeça que os turistas gostam. Deve ser o tipo de turistas bêbados que pensam que estão em Marrocos.

Anónimo disse...

É evidente que aqui o sr. Filipe não tem sido um assíduo frequentador daquele local porque o detestava, mais vai sê-lo de futuro.

Anónimo disse...

Caro Filipe Melo Sousa, você é daqueles que sempre que fala não sai nada de jeito, o seu objectivo é unica e simplesmente ser do contra. A calçada portuguesa é das mais duráveis quando bem executada. A calçada portuguesa da placa central da praça do Rossio está lá desde 1848 e está no perfeito estado que se conhece. Se não tem cultura nem sensibilidade patrimonial, o que é que anda aqui a fazer?

Julio Amorim disse...

Deve ser para evitar essa "imagética saudosista" (?) que 7 a 10 milhões de turistas se deslocam anualmente....a Roma.

Filipe Melo Sousa disse...

eu até entendo que se goste da sua cidade, e vá.. dos azulejos.

mas colocar os nossos adereços estilo antiga portuguesa ao nível da arqueologia da Roma antiga faz o interveniente cair na patetice, e mais ninguém o levar a sério

Anónimo disse...

"A calçada portuguesa da placa central da praça do Rossio está lá desde 1848 e está no perfeito estado que se conhece." Anónimo das 12:19am
Não é verdade, a calçada foi reposta na placa central em 2001 de acordo com o projecto original mas durante grande parte do século passado não existia placa central na Praça D. Pedro IV (Rossio).

João disse...

FMS disse:

"Palacetes pombalinos? Esses caixotes austeros são palacetes porquê?"

Sabe ler?
Sabe o que é uma virgula? A mesma virgula que eu coloquei entre Palacetes, Chalets e Pombalinos...
Deve sofrer de algum retrocesso ou então não completou a escolaridade básica.

Filipe Melo Sousa disse...

Não tenho culpa que não saiba que escrever. Pode meter as vírgulas que quiser que isso não transforma um adjectivo num substantivo.

Anónimo disse...

"Meter vírgulas"? Aqui o sr. Sousa estudou numa rica escola, eh eh

Anónimo disse...

Não desconverse nem se faça de desentendido, percebeu muito bem o que eu quis dizer.

JJ disse...

O Anónimo lá de cima disse tudo. Um blog que gosta de se promover como um espaço em que se louva e condena, é afinal um poço de opiniões subjectivas. E este post, tão sucinto, é das coisas mais reaccionárias que já vi por aqui. E agora que já utilizei a palavra começada por R, o foco da conversa vai invariavelmente dar aí e ao modo como eu classifico as opiniões dos outros. No entanto, o ridículo que se tornou este espaço está à vista de todos, sem que a questão essencial seja colocada - o que sugerem? Gostavam do Adamastor como estava, porco e decrépito? O que sugerem para tirar dali os "artista urbanos" e as "litradas"? Um espaço exclusivista? Ou depois também iam dizer mal do mesmo? Porque não dizer o que preferiam que ali fosse feito? Porque não posts mais construtivos e menos ressabiados? Oops, já disse outra palavra começada por R...

João Fernandes disse...

Este blog sempre teve uma certa aura de "Velho do Restelo" mas gradualmente tem piorado ... a tónica actual é "preso por ter cão e preso por não ter cão". É pena, um bloq que poderia ser uma boa ferramenta de promoção das necessidades da cidade transforma-se num antro de velhos do restelo a quem é impossível agradar !