16/05/2013

Ação sensibilização/protesto pelo atentado ambiental na Semana Académica de Lisboa


Chegado por e-mail:

«Bom dia


Tendo tomado recentemente conhecimento da iniciativa da Semana Académica e os seus impactes ambientais numa área do PFM (através de comunicado da Plataforma por Monsanto), bem como, pelo desrespeito pelo trabalho dos voluntários e técnicos da CML que desenvolveram intervenções de restauração ecológica no local do evento anos antes, informo que farei uma ação individual de protesto no dia 17 de Maio (hora ainda a determinar) na entrada do Festival.

Estou ciente que não conseguirei travar a iniciativa/destruição. Ainda assim, é o momento oportuno para despertar a consciências, despertar o espírito critico, sensibilizar para tal atentado os centenas de jovens adultos (estudantes) que afluirão nesse dia ao local, e, por sua vez, envergonhar a organização e a CML da decisão tomada.

O slogan do cartaz será “Semana Académica ajuda a destruir o Parque Florestal de Monsanto – Vem...junta-te à festa”.

Indignado...sinto dentro de mim esta necessidade.

Saudações

Luís Avelar»

4 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

"restauração ecológica" =?

Eu pensava que a natureza precedia a existência do homem, e não o contrário.

Anónimo disse...

Caro Luís,
Parabéns pela sua iniciativa. Que atitudes como esta tenham continuidade em defesa de valores naturais que são de todos e não apenas de alguns e dos quais a CML se encontra muito distante.
Abraço

Pinto Soares


Luis Avelar disse...

A ação correu bastante bem, muitos dos alunos leram o cartaz tendo alguns pedido mais informação da situação. Dois estudantes ainda ponderaram a sua não entrada. Embora não o tivessem demonstrado, a organização estava desconfortável com a "ousadia". A sensibilização é um processo. Tenho quase a certeza, devido a toda a polémica despoletada pela Plataforma por Monsanto e esta simbólica ação, que a organização irá repensar alternativas para próximo ano; muitos alunos assim o vão exigir.

Luis Avelar disse...

Caro Filipe Sousa

Não percebo o que é que não percebeu?