08/04/2013

Requalificação do Restelo perto de receber luz verde


In A Bola Online (8/4/2013)
Por Filipa Reis

«O presidente do Belenenses, António Soares, acompanhado pelos vices Luís Bettencourt e Nuno Costa, estiveram ao final da manhã na sede da Câmara Municipal de Lisboa reunidos com o arquiteto Jorge Catarino, responsável pelo Planeamento Urbanístico, Flávio Lopes e Teresa Gamboa, da Direção Geral Património Cultural, para falarem sobre o processo de requalificação do Restelo.

À saída da reunião, o dirigente do Belenenses mostrou-se satisfeito com o desfecho do encontro, destacando que o plano apresentado está cada vez mais próximo de ser aprovado.

— Foi uma reunião bastante produtiva, onde tentámos defender os interesses do Belenenses e também preservar uma zona da cidade de Lisboa que é zona complicada, pois existe uma série de edifícios classificados. A Direção do Património Cultural quer garantir que toda a zona dos Jerónimos sejam preservadas e, neste momento, há pequenos pormenores a acertar, como por exemplo, a câmara pede-nos um estudo sobre o impacto no tráfego perante os nossos projetos de construção e julgo que vamos conseguir chegar rapidamente a um entendimento.

Questionado sobre qual será o primeiro passo a concretizar do plano de requalificação, António Soares respondeu prontamente:

«Vamos avançar com um supermercado, que ficará localizado no topo sul, abaixo do maracanãzinho, perto da escadaria principal. Está previsto também um sintético e uma zona comercial onde haverá a possibilidade de construção de um cinema, que naquela zona de Lisboa não existe nenhum (que ficaria debaixo da bancada sul onde é atualmente o parque de estacionamento interno da Direção do Belenenses), uma residência assistida, um colégio, um polo universitário (para aproveitar a parceria que já temos com a Lusófona) e uma clínica virada para a recuperação desportiva que pode ter outras valências (estes dois últimos a construir na zona do atual pavilhão).»

As infraestruturas desportivas que estão projetadas serão localizadas no topo norte do estádio: «Será aí construído um novo pavilhão. Os campos números 2 e 3 rodarão e passarão a ter a mesma orientação do estádio.» [...]

— Tem havido grande abertura e aproveito para agradecer à Câmara Municipal de Lisboa e à Direção do Património Cultural por entenderem que o Belenenses tem interesse em requalificar toda aquela zona e rentabilizar os espaços para, no futuro, o clube possa ter uma vida financeira mais desafogada. É um plano que está perto de ser aprovado, acredito nisso.

No que diz respeito ao «dossier» das Salésia, e embora não tenha estado na lista de assuntos debatidos nesta reunião, António Soares diz que é uma matéria que não quer deixar cair.

— Não foi falado hoje, mas é um «dossier» que estamos interessados em reabrir. É vontade construir lá o nosso Centro de Estágio, estamos em grande expansão no que à formação e ao râguebi diz respeito e precisamos de espaço. Além de que é um espaço com significado histórico para o clube e dava-nos muita alegria requalificar aquele espaço que, de momento, está completamente degradado. É um processo mais moroso, até porque, de momento, não são terrenos da câmara de Lisboa, mas sim de uma entidade que gere o património do Estado...»

Sem comentários: