11/04/2013

Cobertura metálica põe em perigo vizinhos do Castelo de São Jorge


In Público (11/4/2013)
Por João Pedro Pincha

«Chapas de zinco já foram levadas pelo vento várias vezes, obrigando à intervenção da Protecção Civil e dos bombeiros

Moradores e comerciantes da Travessa de São Bartolomeu, nas imediações do Castelo de São Jorge, em Lisboa, estão preocupados com a instabilidade de uma protecção metálica colocada por cima de um palacete degradado dessa rua. Por diversas vezes, algumas das chapas de zinco que fazem parte daquela cobertura já foram levadas pelo vento, o que tem obrigado à intervenção frequente dos bombeiros.

Da última vez que uma das chapas caiu, a 8 de Março, “só não cortou a cabeça a uma senhora que estava a estender roupa porque não calhou”, conta Fernanda Fonseca, do Bazar do João, uma loja de souvenirs situada na porta ao lado do imóvel devoluto. Nessa ocasião, a Protecção Civil esteve no local, tendo estabelecido um perímetro de segurança.

Outra queixa dos moradores e dos proprietários de estabelecimentos é o barulho que as chapas provocam ao abanarem com o vento. “Passamos um tormento aqui no Inverno”, diz Fernanda Fonseca.

O edifício está devoluto há pelo menos dez anos, garantem os vizinhos, e pertence a privados. A câmara assegura que tem “encetado esforços junto dos proprietários e de outros potenciais investidores no sentido de ser encontrada uma solução que permita uma pronta reabilitação deste edifício”.»

Sem comentários: