30/03/2013

Museu dos Coches....




"O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, disse hoje, em Lisboa, que o novo edifício do Museu dos Coches, em Belém, vai abrir ao público na segunda metade de 2014.
 
Jorge Barreto Xavier anunciou este calendário durante uma intervenção na sessão de apresentação, no Centro Cultural de Belém, de um projeto de arquitetura da associação Estratégia Urbana, que irá criar um pavilhão em São Paulo, no Brasil, para mostrar 20 anos da arquitetura portuguesa. Para a sessão de apresentação do projeto, que focou a relação entre a arquitetura brasileira e portuguesa, foi convidado o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do novo Museu dos Coches, localizado na Avenida da Índia, em Belém. A construção do edifício, pago pelos lucros da contrapartida de construção do Casino de Lisboa, através do Turismo de Portugal, começou em janeiro de 2009. O novo Museu dos Coches ocupa 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, e foi concebido em consórcio com os ateliers MMBB Arquitetos (Brasil), Bak Gordon Arquitetos, e Nuno Sampaio Arquitetos (Portugal). Deverá receber o acervo das peças do atual Museu dos Coches, instalado no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, localizado na Praça Afonso de Albuquerque, a algumas centenas de metros de distância do edifício contemporâneo."

por Sofia Fonseca in DN
...........................................................................................................

Pena....mas este edifício teria ficado bem melhor em outros pontos da cidade, pois de má arquitectura nada tem. Talvez noutra parte viesse a servir de catalisador para boas coisas?  Em Belém ficou branco e grande....pena.

1 comentário:

mig disse...

o que ficava bem era colocarem azulejos azuis e brancos tradicionais portugueses alusivos ao tema do museu na base da fachada.

como estes:

http://www.golisbon.com/culture/azulejos.html