22/03/2013

Já são conhecidas as sardinhas das Festas de Lisboa 2013

In Público (22/3/2103)
Por João Pedro Pincha

«Foram anunciadas ontem à tarde as dez propostas vencedoras de sardinhas para as Festas de Lisboa deste ano, que decorrerão durante o mês de Junho. É o décimo ano em que haverá sardinhas nas ruas lisboetas.

Ao contrário dos últimos anos, em que se escolhiam quatro sardinhas organizadas numa classificação, este ano escolheram-se dez propostas sem hierarquia de vencedores.
Segundo Rita Castel-Branco, uma das juradas, “a qualidade das propostas é cada vez maior, quer ao nível estético, quer técnico” e admitiu que “a tarefa do júri foi ainda mais difícil” este ano. De acordo com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), apresentaram-se a concurso 6446 propostas para sardinhas. Ou seja, as participações duplicaram face ao ano passado, em que houve 3200. Também o número de participantes saltou de 1764 em 2012 para 3207.

Num comunicado da empresa municipal refere-se que participaram no concurso pessoas “entre os sete meses e os 92 anos” de 53 nacionalidades.

Também aqui se verificou um acréscimo, visto que no ano passado concorreram pessoas de 16 nacionalidades. Entre os vencedores estão um japonês (Yuichi Fukuda, que assina a sardinha com desenho nipónico), um italiano (Bernardo Anichini, da sardinha mecânica) e uma chilena (Paloma Valdívia Barría, a sardinha com pessoas a dançar).

As restantes são de portugueses: Alberto Faria (sardinha com o bairro); Bruno Silva (sardinha de corrida); Dário Santos (sardinha com dentes); Hugo Henriques (sardinha com caras); Leonor Brilha (sardinha com olho); Susana Marques (sardinha com pernas) e João Teigas, que apresentou uma sardinha em formato vídeo (que pode ser visto no Facebook da EGEAC). Cada um recebeu um prémio de mil euros. Ainda serão estudadas as formas de apresentação das sardinhas nas ruas de Lisboa, adianta a empresa.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bela prestação para as festas da cidade. Sem dúvida, ardo de curiosidade para ver o efeito estético.Não sabia q tem 10 anos de "sardinhas" na festa. Ótimo saber. Bj

Xico205 disse...

As sardinhas foram roubadas à Marcha de Marvila de 1998, ano em que Marvila foi mais uma vez roubada para Alfama! É uma vergonha a roubalheira...sempre aos mesmos pois. Sebem que agora ganha quem tem o Mendonça a ensaiar (o Mourinho das Marchas) sebem que o mesmo recusa ser chamado de Mourinho das Marchas e diz que o Mourinho é que é o Mendonça do futebol.