27/02/2013

Três jardins que a EDP devia ter feito em Lisboa ainda estão no papel



Jardim da Quinta do Zé Pinto, inaugurado em Dezembro, foi o único que avançou, mas ainda está em obrasO jardim previsto aqui, na Ajuda, é um dos três que estão na gaveta Miguel Manso

In Público Online (26/2/2013)
Por José António Cerejo «Empresa não dá explicações, mas a câmara assume a responsabilidade do atraso. Dos quatro jardins que tinham abertura prevista para o Verão passado, só um está quase feito. Os outros ainda estão só no projecto

Lisboa podia ter mais quatro jardins abertos ao público, dois desde Julho de 2012 e outros dois desde Setembro desse ano. Para isso, o município não teria gasto um cêntimo, bastar-lhe-ia ter cumprido a sua parte no protocolo que celebrou com a EDP em Julho de 2011. Mas não, a câmara reconhece que não cumpriu. E dos espaços verdes projectados para Marvila, Alto da Ajuda, Alto de São João e Palhavã, só este último, na Quinta do Zé Pinto, ultrapassou a fase de projecto e está perto da conclusão.

A obrigação de a EDP criar estes quatro jardins, com um custo total de 1,7 milhões de euros, resulta da negociação efectuada entre a empresa e o município com vista à construção de outras tantas subestações eléctricas. De acordo com o protocolo celebrado, a autarquia vendia-lhe os terrenos para as subestações (no total de 8478m2), por dois milhões de euros, e a empresa encarregava-se, "num quadro de responsabilidade social", de "executar os trabalhos de enquadramento urbanístico e integração paisagística das áreas envolventes e/ou de influência" das suas futuras instalações. ...»

1 comentário:

Anónimo disse...

Oportunas e esclarecedoras investigações do Sr. Cerejo.
Obrigado.
Quando muitos dizem que não há dinheiro para estas obras e que os autarcas abusaram será verdade, mas devemos procurar esclarecer e indagar de tudo o que determinado projecto encerra.
Protocolos, contrapartidas, etc.
Será que agora os chineses vão cumprir?
Fica o pedido aos jornalistas para fazerem mais investigação.
O agradecimento ao Blogue.