28/01/2013

E os caminhos labirintícos do jogo político continuam ... a cansar-nos ... e a erodir a nossa boa vontade e credulidade ...





Perestrello quer António Costa na Câmara de Lisboa
Por Marisa Soares in Público online
28/01/2013 - 16:19

Seguro deve esclarecer calendário interno do partido, defende o presidente da Federação Urbana de Lisboa do PS.


O presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, Marcos Perestrello, defendeu nesta segunda-feira que o partido deve preparar o caminho para uma recandidatura de António Costa à câmara da capital, e sublinhou que é preciso cautela na calendarização das eleições internas.

“Era bom que o PS criasse condições para que António Costa se pudesse recandidatar à Câmara de Lisboa”, afirmou Perestrello, esta manhã, à margem de uma visita às instalações da Tratolixo, na Abrunheira, em Mafra.

Marcos Perestrello é tido como um dos socialistas mais próximos do actual autarca da capital, que ainda não revelou se vai recandidatar-se ou se irá concorrer para o cargo de secretário-geral do partido. Caso opte pela primeira opção, e se for eleito, será o último mandato de Costa na autarquia de Lisboa, uma vez que a lei limita a três mandatos o tempo máximo de permanência de um presidente à frente de um executivo municipal.

Se voltar a concorrer para presidente da Câmara de Lisboa, António Costa vai defrontar Fernando Seara, cuja candidatura foi aprovada por unanimidade pela Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD, tal como o PÚBLICO tinha avançado na quinta-feira.

Costa terá, sem surpresas, o apoio do deputado socialista Vitalino Canas: “A grande alternativa ao doutor António Costa é o próprio António Costa”, disse o dirigente, também à margem da visita à Tratolixo, sublinhando que Costa “é o verdadeiro candidato" à Câmara da capital.

Além de apoiar Costa, o presidente da FAUL do PS considera que o secretário-geral, José Seguro, deve “esclarecer qual vai ser o calendário interno” do partido. Perestrello defende que a marcação de eleições internas deve ser feita de forma a “não interferir com o processo autárquico” e a “permitir que todas as alternativas possa surgir”.

O objectivo é que nada atrapalhe a corrida às autárquicas, na qual o PS vai estar em força na área de Lisboa. Já em Abril do ano passado, quando apresentou a sua recandidatura à liderança da FAUL, Perestrello disse querer conquistar "todas as câmaras" da Área Metropolitana de Lisboa nas eleições de 2013.

António Costa tem sido pressionado para avançar para a presidência do PS nas eleições directas que antecipam o congresso socialista deste ano. Costa tem mantido silêncio sobre a questão, não clarificando se se recandidata à autarquia alfacinha ou se avança para a disputa da liderança do PS.

António José Seguro afirmou no fim-de-semana que "Lisboa tem um bom presidente de câmara".

Maria de Belém já convocou a Comissão Nacional para 10 de Fevereiro. A questão das eleições directas estará em cima da mesa por vontade do líder socialista. A agenda da reunião inclui a análise da situação política e a marcação do XIX Congresso do PS.







António Costa no seu labirinto 
Daniel Oliveira
8:00 Segunda feira, 28 de janeiro de 2013 in Expresso

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/antonio-costa-no-seu-labirinto=f782689#ixzz2JINg0sUB

O cemitério da política está cheio de dons sebastiões. De homens desejados que esperam tanto pelo momento certo para avançar que, quando finalmente se decidem, o seu tempo já passou.

António Costa teve o seu momento: o último congresso do PS, quando o político sem carisma nem qualquer das qualidades de que um líder precisa foi eleito secretário-geral. Costa tinha a força, a experiência e o distanciamento de Sócrates necessários para preparar o eu partido para o regresso ao poder. Preferiu não o fazer e esperar por melhor momento. Na realidade, a sua situação não é, agora, pior do que era então. Estamos perante um dos governos mais impopulares da nossa democracia, o País está desesperado por uma alternativa e Seguro mostrou ser ainda mais fraco na oposição do que os mais pessimistas previam. O problema de Costa é outro: o calendário.

A oposição interna a Seguro quer acelerar a marcação do próximo congresso. Parece existir a convicção de que este, para apear Seguro da liderança, tem de acontecer antes das eleições autárquicas, que deverão dar à direção do PS um novo fôlego.

Se o congresso acontecer antes das autárquicas, não faço ideia como vai António Costa descalçar esta bota. Se, mais uma vez, não avança, a paciência dos que esperam por ele esgota-se. Se avança, não deverá ser candidato à Câmara de Lisboa. Não havendo um candidato óbvio para o substituir e estando já no terreno Fernando Seara, o PS pode bem conseguir o que parecia ser impossível: perder a câmara da capital. Ou seja, Costa ganha a liderança do Partido Socialista e estreia-se, como líder, com uma derrota. Pior: uma derrota que só a ele pode ser imputada. É que dificilmente os socialistas podem cantar vitória nas autárquicas perdendo a capital para o PSD. Ou seja, Costa começa o seu mandato como líder do PS numa posição mais frágil.

Claro que António Costa pode ganhar a liderança do PS e, ainda assim, concorrer a Lisboa. Mas não me parece que seja fácil fazer uma campanha em que toda a gente sabe que o candidato não pretende ocupar por muito tempo o lugar de presidente.

Na realidade, a única possibilidade que me parece restar a Costa é esperar por um congresso depois das eleições autárquicas. Uma possibilidade arriscada. Porque não é certo que o governo de Passos aguente até lá. E porque as autárquicas podem mesmo dar um novo fôlego a Seguro. Ainda assim, diga-se em abono da verdade, será um fôlego partilhado. Já que a vitória nas autárquicas, sem que o PS conquiste a câmara do Porto, terá como principal rosto António Costa.

Resumindo: se Costa não avança, as pessoas cansam-se de esperar, se avança cedo demais poderá oferecer uma derrota em Lisboa à sua própria liderança, se avança tarde demais pode perder a sua oportunidade. António Costa esperou pelo melhor momento. Acabou num labirinto, onde todos os momentos parecem ser maus.



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/antonio-costa-no-seu-labirinto=f782689#ixzz2JINVIyUn

Sem comentários: