02/01/2013

Avenida de Berna


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«Bom dia,

O que pensam vocês acerca desta imagem?

3 faixas de rodagem + 1 de estacionamento em cada sentido, e o passeio nem meio metro tem, alguns carrinhos de bebé não passam por esta estreita passagem. Querem falar acerca do despovoamento da cidade?

Fica na Av. de Berna, em Lisboa.

Gonçalo Guerreiro»

6 comentários:

Anónimo disse...

Há muito tempo que Lisboa expulsou as pessoas da cidade, desde os sucessivos responsáveis e governos anteriores com as suas politicas proteccionistas e expansionistas aos popós dos Zés e suas infraestruturas dignas de um GP de Lisboa como os desfigurantes tuneis em plena cidade de Lisboa, a politica foi sempre a mesma: O carro é rei o peão é refém e o pião que tem que se movimentar nas ruas porque os passeios estão cheios de carros é que tem que estar caladinho senão corre o risco de ser insultado pelo pelo Zé ditador com o seu pópó a crédito ou mesmo ser abalroado e raziado se se deslocar na sua bicicleta.
Enfim a Europa progride e Portugal regride, algo de no novo? Não...

Anónimo disse...

Obrigado ao Blogue.
Trata-se do problema das acessibilidades e da mobilidade das Cidades.
Continua-se a licenciar e a ocupar espaços que eram livres ou com demolições feitas.
É claro que tinham dono.
Um exemplo. A Rua de Campolide na sua descida, apareceu a Nova Campolide. Agora lá mais em baixo na intersecção da José Malhoa e Columbano Bordalo Pinheiro, fez-se aqueles desníveis até à Praça de Espanha. Apareceu as Torres Gémeas.
Agora em frente da Quinta do Zé Pinto, Corredor de Monsanto, lincencia-se e ocupa-se áreas livres. Porque não se fez o alinhamento da Rua de Campolide com a Praça de Espanha?
Agora licenciou-se mais uns prédios
até à José Malhoa.
Assim é impossível planear e tornar a Cidade mais sustentável.
A CML tem uma parte de responsabilidade, mas a outra parte cabe ao Estado mudar o paradigma da propriedade.
Não há vontade política, para apreciar exemplos como o da Holanda.
Assim somos todos proprietários e mais ricos que os holandeses?
A chave é a Lei dos Solos.
Porque nunca mais foi possível ao Estado construir Bairros Sociais?
Passeios são pormenores para os nossos autarcas.
Os fregueses da freguesia onde se situa a Avenida de Berna estão indiferentes?
Precisa-se Cidadania LX.
Este Blogue tem que chegar mais além.

Anónimo disse...

O Prof. João Ferrão foi Secretário
de Estado.
Depois de se ler o seu curriculum fica-se espantado porque não conseguiu levar à pratica e mudar a sustentabilidade das nossas Cidades.
Qual o problema em Portugal?
Porque a Capital não aproveita tanto saber?
Ou o problema está naqueles que vêm para Lisboa e área metropolitana mas não são de cá?
Um País tão pequeno com tantos cientistas não consegue fazer um planeamento urbano racional e que torne os lugares mais sustentáveis?

Anónimo disse...

E o Engenheiro Gonçalo Ribeiro Telles? Também vem a alertar para este problema há muito tempo desde a década de 60 onde se impôs-se publicamente contra as crescentes políticas de urbanização.

http://www.rtp.pt/antena1/?t=Entrevista-a-Goncalo-Ribeiro-Telles.rtp&article=5925&visual=11&tm=16&headline=13

Anónimo disse...

Passo por aí por vezes e a maior parte das vezes passo pela paragem pela frente, ou seja, na estrada.
Evito passar por trás pois apenas há espaço para uma pessoa...

Anónimo disse...

Também não é raro depararmos com abrigos como aqueles colocados por "técnicos extremamente qualificados"...