07/12/2012

Prorrogados até 30 de Junho de 2013

«9. O Conselho de Ministros decidiu proceder a uma alteração ao diploma que estabelece a classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de proteção e do plano de pormenor de salvaguarda, no sentido de prorrogar o prazo, até 30 de junho de 2013, para a conclusão dos procedimentos de classificação, desde que já esteja a decorrer a fase de consulta pública.

Esta prorrogação é justificada pelo grau de complexidade dos processos de classificação, bem como pelo facto de se encontrarem presentemente muitos dos procedimentos em fase de consulta pública, de elaboração de relatórios finais ou de preparação dos diplomas de classificação.»

...

Ou seja, estão safos os seguintes monumentos no que diz respeito a Lx, aos quais os serviços têm 6 meses para finalizar: as Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d'Óbidos, e Fluvial Sul e Sueste; liceus Camões, Pedro Nunes e D.Filipa; INE, Hotel Ritz, Pavilhão da Rádio (IPO), Casa da Moeda, Chafariz d'eL-Rei, Penitenciária, núcleo da Escola Politécnica, CC Restelo, Forte do Alto do Duque, Voz do Operário, e Lisboa Pombalina (aqui há um equívoco tremendo uma vez que a classificação de CIP e não MN, como devia, inviabilzará qualquer classificação pela Unesco) e AVENIDA DA LIBERDADE.

Não está nada mal...

2 comentários:

Anónimo disse...


Uma vitória dos defensores do Património construído e certamente também devido ao esforço da equipa anterior da Secretaria de Estado da Cultura.

Saliento a importância da classificação da Penitenciária, sempre esquecida. Fiquei sem perceber se a Casa da Moeda é o edifício construido nos anos 1930 ou se o anteror, na R. da Escola Politécnica.

Paulo Ferrero disse...

Tanto a Casa da Moeda ao Arco do Cego como a Imprensa Nacional, na Escola Politécnica...