17/12/2012

Monumento a Luiz de Camões vandalizado


(foto: IG)

Resposta da CML:

Ex. mos Senhores


Em resposta ao vosso email, que mereceu a nossa melhor atenção, vimos por este meio informar que:

· O resultado dos mais recentes ataques de vandalismo cometidos contra a peça de estatuária “Camões” na Praça Luis de Camões, tem-se traduzindo na realização de inscrições, “tag’s” com caneta de feltro e tinta de spray em torno do plinto em pedra da escultura. A Divisão de Salvaguarda de Património Cultural da Camara Municipal de Lisboa, tem levado a cabo sucessivas intervenções especializadas, de limpeza da base da peça, remoção de grafitis e aplicação de camada de proteção da pedra. Tem-se procurado realizar estes trabalhos durante o fim de semana no sentido de dar a esta ação um caracter pedagógico e preventivo uma vez que estes atos são realizados com frequência entre sexta e sábado. Na semana passada a estátua foi uma vez mais a limpa, tal como se poderá ainda verificar. Lamentavelmente receamos ter de repetir a operação brevemente.

· Tem sido uma escultura, alvo constante deste tipo de vandalismo, atestado pelas sucessivas campanhas de limpeza em curto espaço de tempo, sendo estas também um fator patrocinador de erosão acelerada nos suportes artísticos da peça. Embora não sejam intervenções com um custo elevado são constantes, numa média aproximada duma vez por mês, o que poderá pesar consideravelmente nos orçamentos anuais no que diz respeito á conservação e manutenção das peças de Arte Pública, sacrificando infelizmente outras intervenções igualmente necessárias e urgentes. No entanto consideramos imprescindível manter o mesmo ritmo constante de limpeza, para salvaguarda do nossos património.

No que diz respeito ás restantes peças de estatuária mencionadas, a situação é rigorosamente idêntica.

Agradecendo mais uma vez o interesse na defesa e proteção do património da cidade, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Maria Ana Silva Dias
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
Chefe de Divisão – Divisão de Salvaguarda do Património Cultural»

...

Exmo Director do DMC-DPC,
Exmo. Arq. Jorge Ramos de Carvalho

Este é o estado lamentável do monumento a Camões, ao Chiado, e encontra-se assim desde Junho. Igual estado de coisas em vários outros monumentos como seja nos dedicados a Ramalho Ortigão (Santos), o "Adamastor" (Sta. Catarina), e aos existentes em S.Pedro de Alcântara e Campo de Santa Clara, por ex.

Até quando é que a CML vai continua "inerte"?

Melhores cumprimentos

Fernando Jorge, Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho

20 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

O monumento não está só grafitado "desde Junho" (como se diz no texto). Está assim há MUITO tempo, apenas com variantes nos gatafunhos.

Vejam-se, p. ex., fotos de Fevereiro, afixadas em:
http://sorumbatico.blogspot.pt/2012/02/apontamentos-de-uma-cidade-com.html

Carlos Medina Ribeiro disse...

Está tudo muito bem, menos escrever para a CML. É o mesmo que pregar para uma parede...
-
E preparemo-nos para outra coisa pior:
Já toda a gente diz (como habitualmente...) que as próximas autárquicas serão para julgar o governo!
Ou seja: se, em Lisboa, os munícipes quiserem votar no PS para castigar Passos Coelho, vão votar em A.º Costa e não noutro (mesmo que esse outro possa ser melhor, mas do PSD)!

Mas (reconheço...) também não é preciso um raciocínio tão subtil. Basta olhar para trás, ver quem tem gerido a autarquia (todos os partidos desde o CDS ao BE, mais uns quantos independentes) e ver o que têm feito...

Inês Sousa Almeida disse...

Que solução propõem?

Anónimo disse...

A questão, de facto, é encontrar uma solução que resulte. A pedagógica via comunicação social, com tónica na TV? A aplicação de coimas elevadas sempre que sejam conhecidos ou vistos os autores deste atentado contra o património público e privado? A apreensão imediata de todo o material de pintura, sempre que os autores sejam apanhados em flagrante? Campanhas de cartazes junto dos locais mais massacrados, apelando ao civismo e dando conta do gasto de dinheiros públicos (Impostos!) para limpeza das "obras"? Acima de tudo tentar incutir na população que se trata de actuação reprovável que, para além de danificar o património, acarreta gastos exorbitantes para todos nós, dado serem dinheiros do Estado.
José Honorato Ferreira

Anónimo disse...

Repor o gradeamento original?

Anónimo disse...

Bem, a verdade é que estando o BA infestado da fauna que se conhece, limpar apenas a estátua não resolve o problema por mais que um dia ou dois.

Anónimo disse...

Sra Inês Sousa: Eu proponho Pena Capital ou então Pena por Desmembramento dos Membros que foram utilizados para praticar estes crimes, aliás; na Rússia, em países orientais como a China ou mesmo em Países "apelidados" de terceiro mundo, ainda são utilizadas estas punições, OK algumas não são tão severas mas o mínimo aplicado ronda na maioria umas boas dezenas de anos em uma cela de 2m2..

E diziam eles que os Comunistas é que comiam criancinhas ao Pequeno Almoço..

odete pinto disse...

Quando é que vandalismo deste é punido severamente - em trabalho de limpeza de estátuas e outros monumentos - e em dinheiro também?

Cesar Travassos disse...

Um canteiro com arbustos que aguentem o calor em vez dos degraus?

efcm disse...

Enquanto não houver uma punição séria para quem faz estes rabiscos, não adianta limpar porque amanha esta igual.

Uma multa mínima de 500€ + os custos da limpeza que caso seja menor os valores passam para os pais.

Sem tribunais e sem complicações. era uma das formas de acabar com o flagelo.

Carlos Medina Ribeiro disse...

@Inês Almeida

Há 2 soluções para a sujidade (como deve suceder na sua casa):

Limpar o que está sujo e não deixar sujar o que está limpo.

Para a 1ª, existe uma multidão de funcionários camarários a quem pagamos para isso.
Para a 2ª, existe uma outra multidão de polícias municipais, cujo ordenado também pagamos pontualmente.

Mas não tenhamos ilusões:
Para que este e outros problemas da cidade fossem resolvidos (ou minorados), era preciso que hovesse 2 outras coisas:
Auto-estima dos lisboetas pela sua cidade e outros autarcas.
Ora, olhando para o passado, é de crer que nenhuma dessas realidades será para o nosso tempo de vida.

Anónimo disse...

A mim já vandalizaram a entrada do meu prédio várias vezes, usando grafittis e os chamados tags, juntamente com palavras como "Panelei..." "Vai para a p*** da tua mãe" e coisas do género. Até já contatei a câmara municipal, pois muitos "miúdos" que fazem disto são "estudantes" numa escola perto de mim. Mas não vão às aulas e plantam-se na entrada do meu prédio a fumar droga, a beberem, e a comerem porcarias, deixando a pedra da entrada completamente porca e escarrada. É a cidade que temos. E isto bem no meio da cidade e num chamado "bairro chique" como C. Ourique. Para quando uma punição exemplar para esta gentalha nojenta e para os paizinhos que lhes dão dinheiro para comprar as latas de tinta, as canetas e outras porcarias?!

Anónimo disse...

Nem todos os partidos concorrentes tiveram a presidência da Câmara.
É preciso boa memória e despir-nos de preconceitos.
Pretende-se alguém Presidente mas com dedicação exclusiva e extremamente concentrado nos milhares de problemas e dramas que Lisboa tem.
Por muita assessoria não é suficiente a concentração e a dedicação.
É preciso mais exclusividade e mais poder e não deixar andar várias áreas, como o planeamento e ordenamento do território.
Não basta ser bom rapaz e ter uma certa bonomia.
A responsabilidade é imensa proporcionalmente ao dramatismo em que vivem milhares de lisboetas.
A cabeça e o tempo, não podem andar em comentários de televisão ou com aspirações a altos vôos.

Anónimo disse...

A CML é completamente tola ou anda a gozar com a gente, não há outra maneira de descrever a situação.

"Tem-se procurado realizar estes trabalhos durante o fim de semana no sentido de dar a esta ação um caracter pedagógico e preventivo uma vez que estes atos são realizados com frequência entre sexta e sábado"

Mas isto cabe na cabeça da alguém? As únicas medidas que ocorrem aos incompetentes pagos com o nosso são limpar durante o fim de semana e aguardar calmamente que isso tenha um carácter pedagógico e preventivo?!

Ou não se enxergam de todo ou andam a gozar com o pagode.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Em toda esta conversa da treta, falta esclarecer, de uma vez por todas, o mais importante:

Quanta gente foi, até hoje, apanhada a grafitar Lisboa (monumentos ou não?).
Supondo que esse número é "superior a ZERO", quanta gente foi condenada (detida, multada, identificada ou apenas repreendida)?

Xico205 disse...

bla bla bla falam falam falam, mas os anos passam e tá tudo na mesma! A solução é a moda passar.

Anónimo disse...

Xico205, ainda esta vivo?
Que tristeza, tinha que aparecer logo agora, precisamente quando este forum tem registado uma frequência de pessoas com um nível acima da média...

Xico205 disse...

"precisamente quando este forum tem registado uma frequência de pessoas com um nível acima da média... "

--------------------

E ainda duvida que eu cá ando? Você mesmo deu a resposta. :)

Anónimo disse...

Com gente desta, a emporcalhar o que é de todos, não se chega longe. É preciso respeito pelo que é público. Mas as pessoas calam-se, não se queixam e deixam andar. Há que agir de uma vez por todas. Se as autoridades não actuam, que actuem os munícipes!

Boboquinha disse...

Hummm
Se é onde estou a pensar ainda hoje passei por lá e não vi nada assim tão grafitado.. Tinha uns escritos, mas julgo que não tantos. Estarei enganada?

PS: O que estão a fazer aos jardins do campo grande? Está tudo revirado...