16/11/2012

Janelas novas de madeira....modelo 1923 !


Edifícios de tijolo e madeira em Göteborg (1922-23). As janelas de madeira e vidro duplo, substituíram as de origem no princípio da década de 1970.



..novas janelas para montagem..



..janelas integralmente de madeira e com massa de vidraceiro à base de óleo de linhaça (3 vidros por folha)



..vidros térmicos: simples no lado exterior e duplo no lado interior (com árgon), e um coeficiente-U bastante reduzido !



..detalhes iguais aos de origem.. 



janela em montagem..



..e janela para durar mais 40-50 anos, de madeira e, com perdas energéticas muito reduzidas !


E em Lisboa quantos exemplos destes é que se encontram ?
 

9 comentários:

Anónimo disse...

é facil ir aí para fora mandar bitaites, como se o que se passa aí fosse resultado da tua presença. vem para cá e monta um negócio de janelas e ajuda a mudança. quando os capazes se piram que mais se pode esperar dos outros?

Xico205 disse...

As janelas suecas são mesmo feias.

Michiel van Raamsdonk disse...

Um bom exemplo são as caixilharias da Praça de Touros do Campo Pequeno, que foram produzidas idênticas aos originais, em madeira maciça, durante a intervenção de conservação e restauro que decorreu no período de 2003 - 2006 e são de fabrico nacional.

Anónimo disse...

Alguém quer deixar contactos de quem consiga fazer este tipo de serviço?

É que janelas de madeira, já há muitos que as façam, mas reproduções de existentes, actualizadas para vidro duplos, vedantes, ferrangens muitli-ponto, nem por isso.

Julio Amorim disse...

Em Portugal desconheço....mas quase todos os fabricantes de janelas aqui na Suécia, fazem novas a partir das de origem, com todos os requisitos modernos. Se houvesse mais procura em Portugal para este tipo de produtos, haveria seguramente uma adaptação do mercado.

As janelas do post são da:

http://www.trarydfonster.se/

Anónimo disse...

se têm vidros duplos já não são originais e já não prestam.

Michiel van Raamsdonk disse...

Empresa em Nazaré: www.carpilux.com

Pedro Sabino disse...

a questão não é serem duplos ou não. é preservarem uma imagem estética. e isso é manter a sua identidade estética. o facto de serem de vidro duplo ou triplo não piora em nada a sua função. pelo contrário, melhora. não sei o que percebe de arquitectura, mas eu pelo menos acredito que na reabilitação deve-se preservar uma identidade estética mas com melhorias à medida. neste caso o trabalho em madeira com triplo vidro gera um excelente controlo térmico. ainda por cima na suécia, onde fazem temperaturas negativas. esperava vê-lo a viver nesses sitios com vidros de folha única.

Anónimo disse...

Acho incrível como é que há tanta riqueza num país falido. Quanto custam janelsa destas? Quanto custa a sua manutenção? Já pensaram nisto? E apenas por serem de madeira?! Já se fazem janelas muito similares em alumínio, bem mais baratas, e com um custo de manutenção bem mais baixo. Vivemos num país onde as pessoas não têm dinheiro! Quem acha que há dinheiro para tudo, deve ser rico. Pois bem, esses que paguem as janelas de todos!