19/11/2012

HEMEROTECA MUNICIPAL: a cair sobre a rua




Há vários anos que o FCLX tem manifestado indignação pela falta de condições do Arquivo Municipal de Lisboa. O núcleo da Hemeroteca Municipal  não escapa a esta insuficiente atenção prestada pela CML à memória da nossa cidade. A falta de obras de manutenção é já crónica (já nem falamos de sérias obras de restauro/reabilitação).

Lamentamos constatar que o antigo Palácio Condes de Tomar continua abandonado pela CML. Prova disso são as vidraças das janelas que ameaçam cair sobre a via pública pondo em risco os cidadãos que circulam diariamente em frente do nº 3 da Rua de S. Pedro de Alcântara.

As imagens falam por si. Já foi pedido ao director daquela instituição a tomada de medidas urgentes para evitar que, um dia destes, algum cidadão seja ferido.

Esperamos que a CML não tenha abandonado o bom projecto de manter a Hemeroteca Municipal no Bairro Alto, no centro histórico da cidade. Mas como já se fala até em transformar a antiga sede do Diário de Notícias em silo de automóveis, a esperança de ver a nossa Hemeroteca dignamente instalada no Bairro Alto parece cada vez mais uma utopia... uma daquelas utopias só possíveis de ganhar existência real nos países europeus onde a cultura é mesmo levada a sério. Que estratégia é esta de esvaziar imóveis de pessoas e instituições culturais para depois os ocupar com "carros"?! Para o actual executico camarário parece ser mais urgente e importante construir outro silo - para guardar viaturas particulares - do que tratar das instalações dos arquivos da nossa cidade. O Arquivo de Lisboa é um Património e uma riqueza que a TODOS pertence.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora, ora.

A distinta gestão municipal vai é deitar dinheiro ao lixo a instalar um sistema que detete carros antigos a circular no centro de Lisboa.

Se aquela gentinha nem é capaz de manter os radares a funcionar regularmente nem de fazer com que as multas por excesso de velocidade deixem de prescrever...

Xico205 disse...

Só os taxis vão entupir "o sistema" xD

Os carros da policia e do lixo tambem, bem como os autocarros turisticos da Douro Acima e da Diana Tours xD

O reboque da carris tambem deixa de poder ir buscar autocarros ao centro de Lisboa!!!!


Só leis estupidas como não podia deixar de ser vindo de socialistas. Mas mais estupido é quem votou neles.

Anónimo disse...

Claro.
Irá para a Lapa?
Complexo Desportivo.
O Bairro Alto tem que lutar.
Vamos perguntar à Câmara o que pensa fazer do Palácio?
Atenção aos projectos hoteleiros.
O Bairro Alto tem muitas carência.
A sua população não merece mais?
Centros de leitura e de cultura.
Porque não?