10/10/2012

O Castelo da Porcaria?

Exmo. Senhor Presidente da CML,
Exmo. Sr. Vereador do Espaço Público,

O Fórum Cidadania Lx, em solidariedade com os moradores da colina do Castelo, em particular os das freguesias do Castelo e de Santiago, vem protestar junto de V. Exas. pelos problemas de higiene urbana que estão a afectar toda aquela zona histórica da nossa cidade.

Segundo fomos informados - e após confirmação in loco durante este fim de semana - as freguesias da colina do Castelo não têm recebido a atenção que habitualmente tinham por parte do departamento de higiene urbana da CML.

Os arruamentos não são lavados há quase um mês, os passeios estão imundos com dejectos caninos, as papeleiras transbordam de lixo, ratazanas, os edifícios estão vandalizados com graffiti e por todo o lado se vêem lixeiras selvagens.

Devido à recolha insuficiente de resíduos, falta de funcionários e fiscalização insuficiente, toda aquela zona está transformada num cenário que não é digno do coração da cidade histórica - como se constata pelas imagens em anexo.

Tal como já referimos em outras comunicações e alertas, somos da opinião que a CML não está a ser capaz de dar resposta ao aumento de resíduos na cidade, fruto, em parte, do aumento do número de turistas que nos visitam. Não basta atrair turistas a Lisboa, é preciso ser capaz de prevenir e gerir todos os novos problemas associados a esta nova realidade.

No caso concreto das freguesias do Castelo e de Santiago, não podemos esquecer que apesar da população residente não passar de algumas centenas, a área destas duas freguesias está sujeita ao stress de mais de 1 milhão de visitantes anuais.

Solicitamos a V. Exas., portanto, o desenvolvimento rápido de uma resolução deste problema que afecta aquela que é a colina mais histórica de Lisboa.

Melhores cumprimentos

Luís Marques da Silva, António Branco Almeida, Bernardo Ferreira de Carvalho, Júlio Amorim e Nuno Caiado

Sem comentários: