21/10/2012

Jardim Botânico expõe património.




Jardim Botânico expõe património
Por Liliana Pascoal Borges in Público

Pequenas placas em tecido junto a plantas de várias paragens chamam a atenção para monumentos em risco mundo fora


Um ano depois de ter entrado para a lista de 2012 do observatório de monumentos mundial criado pelo World Monuments Fund (WMF), o Jardim Botânico de Lisboa abre as portas até ao final do ano à exposição Watch, resultado da aplicação de um financiamento concedido pela organização internacional.
A 5 de Outubro de 2011, o Jardim Botânico de Lisboa recebia a notícia de que integrava a lista de Observatório de Monumentos do WMF, que de dois em dois anos divulga uma lista dos monumentos em risco. Dela constam lugares com significado histórico, artístico e arquitectónico tão distintos como as linhas do deserto de Nazca, no sul do Peru, ou as aldeias piscatórias flutuantes de Ha Long Bay, no Vietname. Apenas dois jardins integram a lista de monumentos: o Sirhind-Fatehgarh, no Punjab, noroeste da Índia, e o Botânico de Lisboa.
Aberta até ao final do ano e construída com materiais não tóxicos para o meio ambiente que serão reutilizados em outras exposições, a exposição Watch 2012 inclui pequenas placas em tecido com uma imagem e descrição dos restantes 19 locais contemplados na lista, estrategicamente colocados perto de espécies naturais das zonas ou do país a que pertence o monumento. Mas o percurso da exposição mostra que é necessário muito mais do que uma exposição para reabilitar um jardim cuja inserção no clima ameno de Lisboa o torna capaz de albergar os exemplares botânicos de todo o mundo, sendo por isso um recinto com enorme potencial.
A candidatura ao financiamento da mostra foi feita pela Liga dos Amigos do Botânico, organização sem fins lucrativos que olha a presença do jardim na lista como "um reconhecimento da comunidade internacional dos perigos que ameaçam a sua conservação e sobrevivência". Para a Liga dos Amigos do Botânico, as intervenções que têm vindo a ser feitas revelaram-se "totalmente ineficazes na resolução dos reais problemas que afectam o jardim".

1 comentário:

Anónimo disse...

Bullshit! What abouT the barragem in Douro region! world heritage UNESCO approuved the project of an huge dick in Douro River a concrete wall that will give huge benefits to contracters and the pritzker's lobby (the worst world cultural lobby), due to Souto Moura, Siza's buddy, accept the job! He allready said that it's sad! Come on don't do it!
Are u a mercenary? U said the architecture is dead!