24/09/2012

ModaLisboa. Silêncio que se vai tocar uma colecção.



ModaLisboa. Silêncio que se vai tocar uma colecção
Por Maria Espírito Santo, publicado em 22 Set 2012 in (jornal) i online
Pulse é o tema da 39.ª edição, que decorre entre 11 e 14 de Outubro, no Pátio da Galé. A semanas do arranque da ModaLisboa falámos com o estilista Miguel Vieira sobre a nova colecção e a músicaO mundo divide-se em vários tipos de pessoas. As que gostam de cães ou de gatos, as que não dispensam o pickle no hambúrguer e as que o repudiam, aquelas que gostam de trabalhar a ouvir música e as que não se dão bem com o método. O que nos traz directamente ao tema em questão. “Por muito estranho que pareça, e apesar de ser uma pessoa que aprecia bastante música, também gosto muito do silêncio. Aliás, trabalho em silêncio”, diz Miguel Vieira. Mas o silêncio no ateliê não passa para a passarela. Nela, a música é uma peça-chave.

Preparar a colecção, idealizar os modelos, deixá-los impecáveis é, claro, uma prioridade. Mas todos os outros...elementos que a rodeiam e, em última instância, compõem o ambiente, são essenciais. A música que acompanha os modelos quando desfilam na passarela é pensada, escolhida a dedo. Miguel Vieira tem até uma pessoa responsável por esta parte: a Joana Guerra, que já há vários anos trata da banda sonora.

Primeiro fazem-se várias reuniões, para o tema ser apresentado e estudado pelos diferentes ângulos. O estilista mostra aquilo que pretende, para que no dia D não haja dúvidas: “A música tem de ter a ver com o tema da colecção e tem de estar em sintonia. Ao longo destes anos todos (e já fiz dezenas e dezenas de desfiles) pretendo que, quando a pessoa entra na sala, oiça a música e perceba o cenário, consiga identificar-se com o tema da colecção sem saber qual é.”

“Perfume” é o tema deste ano. Reinam as cores vivas, “baseadas nas selvas exóticas onde existe grande diversidade de pássaros coloridos”. Quanto à música... é ir à ModaLisboa, no Pátio da Galé, em Lisboa, no dia do encerramento da 39.ª edição, 14 de Outubro, pelas 21h30.

As escolhas são variadas, podem até ser uma banda sonora, acompanhadas por fragmentos de filme. Tudo em prol de um tema superior. A última colecção que apresentou na ModaLisboa tinha como tema o fado. Confessa que a parte da música não foi fácil de trabalhar: “Era um bocadinho difícil de colocar numa passarela porque, apesar de ser um estilo musical muito rico, é melancólico e triste, o que não dá uma fluidez para os manequins desfilarem. A ideia foi tentar fazer uma renovação do fado, tentar dar um ritmo mais acelerado.” Coincidência das coincidências, é Dead Combo – que fazia parte dessa banda sonora – que tem ouvido nos últimos dias. “Fazia parte de algumas músicas que tinha seleccionado para o meu showroom em Milão”, confessa.

Ter música portuguesa a tocar nas apresentações que faz lá fora é uma prioridade: “Posso explicar-lhes o que é o fado, a saudade e a guitarra, explicar a minha cultura e as origens do meu país.”

Sem comentários: