24/09/2012

Com muita pedalada.



Com muita pedalada
23 de Setembro, 2012por Gabriela Oliveira in Sol online
Nuno Leitão trocou a psicologia por uma empresa que alia diversão, desporto e turismo, sempre com os pés na bicicleta. Ter aulas de spinning junto ao Tejo ou pedalar pelas sete colinas de Lisboa são algumas das propostas da sua equipa.
Às dez da manhã, os holandeses Mieke e Ad prendiam as mochilas às bicicletas, enquanto ouviam as últimas recomendações. Estavam de partida para o Algarve, numa viagem de sete dias, com as bicicletas da Rent a Fun. «Temos um amigo que fez a viagem e recomendou! Estamos ansiosos», contam, já com os pés nos pedais. Este Verão, são o quinto grupo de turistas a aventurar-se num trajecto de longa distância, com o suporte da empresa que nasceu há um ano, por «maluquice», no número 34 da Rua Cais de Santarém, no coração da Baixa lisboeta.

«Tinha acabado de chegar de Nova Iorque onde vi muitos rent-a-bike e a ideia de abrir um negócio com bicicletas, a minha grande paixão, não me saía da cabeça». Mesmo sem hipótese de financiamento bancário, Nuno Leitão não parou até conseguir pôr em andamento o projecto. Cinco dias depois de ter chegado, alugou a loja e em menos de um mês o serviço estava aberto ao público, com a ajuda dos amigos.

Mais do que alugar bicicletas – porque isso já outros o faziam – criaram roteiros turísticos para conhecer Lisboa por caminhos nunca antes pedalados, como a visita às sete colinas e a oito miradouros, alguns quase desconhecidos. E se esses recantos são inacessíveis de metro, autocarro ou até de carro, sendo que de bicicleta são percursos muito exigentes, a solução da Rent a Fun é simples: usam-se bicicletas eléctricas. «São viciantes porque não precisamos de fazer grande esforço. Nas subidas, pedala-se como se estivéssemos em recta», explica Nuno. A frota passou, aliás, a ser composta maioritariamente por estas coqueluches, que permitem fazer longas distâncias mesmo para quem não tem muita prática.

Os programas da Rent a Fun são procurados por muitos estrangeiros que visitam Lisboa, em trabalho e em lazer. Alguns descobrem a loja na internet e ainda antes de viajarem para Portugal reservam os percursos. Desde médicos que alugam bicicletas para se deslocarem para o Centro de Congressos, navios-escola americanos que requisitam toda a equipa para levar os alunos a pedalar até à praia, a aventureiros que andam de bicicleta pelo mundo e precisam de assistência ou aconselhamento.

«O inglês é a primeira língua», a mais usada no negócio que muitos vaticinavam ser «coisa de miúdos». Foi a pensar na procura por parte dos turistas que a loja assumiu desde o início um nome em inglês e baptizou todos os programas no mesmo idioma: go sun (praia), go green (Monsanto), go taste (gastronomia), by night (ver o pôr-do-sol), go learn (aulas para aprender a andar de bicicleta) e outros planos apelativos.

Quando Lisboa é o mote, não faltam paragens improváveis, diante de casas que resistiram ao terramoto ou até à porta onde nasceu Amália Rodrigues. Entre uma bica com Fernando Pessoa, uma ginjinha e um pastel de nata, «conquistam-se muitos turistas para a história e a gastronomia portuguesas». Mesmo os lisboetas ficam surpreendidos com alguns percursos, garante a equipa que, de momento, é composta por três elementos.

Arlete, antiga guia de ecoturismo no Algarve, e Simão, um luso-francês que já trabalhou como monitor de canoagem e assistente em estâncias de esqui nos Alpes, onde fazia reparações do material. É também essa uma das suas funções actuais: assegurar a bike clinic, que envolve montar, desmontar e reparar bicicletas.

Outra missão, «novidade em Portugal e lá fora», é o bike fit. «Em vez de as pessoas se fecharem num ginásio a pedalar e a ouvir música em altos berros, podem vir connosco pedalar junto ao Tejo», conta Nuno. As aulas de spinning são ao final do dia e não implicam mensalidade, o que facilita quem quer experimentar.

Formado em Psicologia, Nuno Leitão já tinha passado por duas grandes empresas, mas não se adaptou. «Chamavam-me louco por ir para a universidade de bicicleta», conta. Com espírito aventureiro e olho para o negócio, agora é especialista em prolongar tours pela noite dentro, em conversas animadas. O próximo desafio é organizar um roteiro até ao Algarve. Mas o seu sonho vai muito mais além: dar a volta ao mundo numa bicicleta eléctrica! «Haja patrocínios».

online@sol.pt
.

2 comentários:

Marta R Foster disse...

Tentei ser utilizadora de Bicicleta em Lisboa, desisti em menos de uma semana. O problema não são as subidas ou o empedrado, são os condutores de automóveis que não têm o mínimo respeito pelos ciclistas, chegando mesmo a ser perigoso andar de bicicleta.
Basta andar de Táxi e ouvir o comentário destes condutores profissionais: "estes palhaços das bicicletas... só atrapalham. Deixa estar que quando te passar a ferro e estiveres numa cadeira de rodas já não andas a pedalar"
Palavras para quê?
É um condutor Português

rent a fun disse...

Ola Marta,

Venha fazer umas aulas de conduçao defensiva na cidade com a rent a fun.

deixo aqui os nossos contactos www.rent-a-fun.com

beijo Nuno