03/08/2012

Mais uma "PPP" à custa dos contribuin​tes?

Chegado por e-mail:

«Infelizmente o favorecer de interesses particulares, ainda que em menor dimensão e de uma forma diferente do que tem sido visto, continua na sociedade Portuguesa e neste caso na Cidade de Lisboa.

Há alguns meses, quem estaciona e desespera por conseguir um lugar de estacionamento nas Amoreiras, deparou-se com um novo sinal no parque de estacionamento, mais barato (zona verde), disponibilizado pela EMEL nesta zona.

O parque, aparentemente sem que nada tivesse mudado passou a ter uma placa extra na entrada que diz "Exclusivo a veículos com dístico A02" (foto EMEL1).

Após alguns mails para a EMEL e uma multa pelo meio no primeiro dia que lá estacionei, com ticket de estacionamento mas sem o referido dístico, fui sempre remetido para a legislação geral de "como obter um dístico de residente".

Após verificação mais cuidada dos carros lá estacionados com o dístico A02, constatei que alguns dos carros ostentavam dísticos de residente de outras zonas de Lisboa e voltei a tentar obter informações de como ter um dístico A02 junto da EMEL.

Só ao fim de cerca de 6 meses desta "saga", consegui finalmente uma confirmação, por parte de um funcionário da EMEL, que o referido parque é para utilização exclusiva do Colégio Francês.

Ao que parece o referido Colégio paga todos os meses um valor pela utilização do referido parque, sem que mais cidadãos lá possam estacionar.

Isto parece-me de todo errado e mais uma vergonha à custa dos cidadãos. Não me parece que a EMEL tenha sido mandatada para favorecer interesses privados e com toda a certeza os 5-10 carros que ocupam o estacionamento em causa (com cerca de 30 lugares disponíveis) não justificam um parque privativo (apesar da máquina de tickets que lá existe para "enganar" os mais distraídos)(foto:EMEL 2).

É um parque construído com dinheiros públicos, pago por todos nós com os nossos impostos para uso exclusivo de uma entidade privada, que ainda por cima tem amplo espaço para ter parque de estacionamento dentro do perímetro do Colégio, para a meia-dúzia de carros que lá estão diáriamente estacionados ( e que nesta altura se encontra completamente vazio) (foto:EMEL 4).

Não se percebe este favorecimento (por muito que o colégio pague pela utilização do parque) de uma entidade Privada, em detrimento de todos os cidadãos que tentam estacionar diáriamente nesta zona e se vêm obrigados muitas vezes a ter que deixar o carro no parque das Amoreiras, pagando uma tarifa muito superior à praticada nos parquímetros da EMEL.

Para ser ainda mais ofensivo tudo isto, a CML ainda foi plantar algumas árvores no estacionamento, ocorrendo em mais um custo , provavelmente porque os Srs.do Colégio Francês reclamaram que não tinham sombra?! (foto:EMEL3)

Cumprimentos,

André Franclim»

2 comentários:

Paulo Nunes disse...

Com o centro comercial Amoreiras em frente não há de fato explicação para esta exceção.

Tuga disse...

Fazem o que querem. Isto é uma autêntica República "dos" Bananas....