08/08/2012

Lisboa. Ginásios ao ar livre espalhados em 19 espaços verdes.



Lisboa. Ginásios ao ar livre espalhados em 19 espaços verdes
Por Márcia Oliveira, publicado em 8 Ago 2012 - 03:10 in (jornal) i online.
Circuitos de manutenção começaram a ser instalados no início de Julho. Investimento teve custo zero para a Câmara Municipal de Lisboa
É uma má notícia para os ginásios, que já viram os clientes fugir após a subida do IVA. Para os lisboetas que eliminaram os health clubs das despesas, a notícia é boa: até ao fim deste mês a Câmara de Lisboa espera instalar nos jardins e espaços verdes da cidade 19 circuitos de manutenção.

...A maioria destes circuitos já está pronta a usar por quem quer perder uns quilos ou, simplesmente, fazer exercício físico. “Apenas na Alameda da Encarnação e no Jardim do Arco do Cego é que ainda falta instalar os equipamentos”, explicou o i fonte oficial da autarquia. No Parque do Oeste, no Jardim Fernando Pessoa, na Alameda D. Afonso Henriques, na Mata de Madre de Deus ou no Jardim da Amnistia Internacional as máquinas já estão a funcionar (ver caixa). Cada local tem entre três a oito equipamentos, cada um dedicado a um tipo específico de exercício físico.

“São aparelhos diversos que trabalham diferentes músculos e os circuitos são semelhantes aos que foram instalados na zona ribeirinha – um permite trabalhar as costas, outros os peitorais, outro os abdominais e por aí fora”, conta o mesmo responsável. As máquinas podem ser usadas por crianças e adultos dos 12 aos 80 anos: “Os exercícios são simples. Em cada equipamento há uma explicação, bem como que parte do corpo está a ser trabalhada.”

Segundo o comunicado divulgado ontem pela autarquia, o projecto é mais uma estratégia para atrair os habitantes aos espaços verdes da cidade: “A instalação de cerca de 40 novos quiosques em vários espaços verdes, mas também em diversas artérias da cidade, a manutenção e a instalação de novos parques infantis e juvenis e a consolidação de uma rede de percursos e corredores pedonais e cicláveis que une muitos dos jardins e parques de Lisboa, foram passos fundamentais de uma estratégia que muito tem contribuído para trazer de novo os lisboetas a descobrir os espaços verdes da cidade.”

A autarquia não revela o investimento feito para montar estes 19 ginásios ao ar livre é informação que a autarquia não revelou. Segundo fonte oficial, o projecto “teve custo zero” para a câmara, visto que, quem assumiu os encargos foi uma operadora de telecomunicações

1 comentário:

Xico205 disse...

Só no ultimo ano de mandato é que fazem alguma coisa pela população, para comprar votos.