23/08/2012

Já se pode embarcar no hostel da estação de comboios do Cais do Sodré.





Já se pode embarcar no hostel da estação de comboios do Cais do Sodré
Por Luís J. Santos in Público
 Uma estação ferroviária pode ser mais do que ponto de partidas e chegadas: o Beach Hostel Destination é novo destino hoteleiro de baixo custo lisboeta, onde também se faz turismo a cuidar de uma horta
Chama-se Beach Hostel Destination. E o "beach" tem uma razão simples: da cama à praia são umas poucas paragens de comboio. Senhores passageiros, está aberto o hostel da estação de comboios do Cais do Sodré, em Lisboa, "irmão" do alojamento económico da estação do Rossio. Entretanto, aguarda-se pela chegada à portuense estação de São Bento.

Ocupa grande parte do primeiro piso da estação de comboios do Cais do Sodré e resulta de uma nova parceria entre a Refer Património - empresa que gere o imobiliário ferroviário - e a Observar o Futuro, empresa que possui, desde 2011, uma unidade similar na estação do Rossio. O Beach Hostel Destination, que abriu oficialmente este mês, propõe cerca de meia centena de camas a preços económicos e tem como cereja no bolo um terraço e uma horta urbana sobre a estação, com vistas privilegiadas para o rio.
"Chama-se Beach Hostel porque o Cais do Sodré era precisamente uma das praias da cidade. Perdeu-se mas, entre a estação de comboios e a de barcos, aqui continua a ser a saída para as praias", resumiu João Teixeira, responsável pelos dois hostels "ferroviários" alfacinhas (e também por outro em Alfama).
O novíssimo hostel já recebe, aliás, turistas do mundo inteiro (graças à velocidade e influência dos portais de reservas como Hostel-World ou Hostels.com). Há dormitórios (para quatro, seis ou dez pessoas), quartos privados para uma ou duas pessoas, com ou sem casa de banho. Os preços começam em cerca de 22 euros numa cama em dormitório (o que inclui pequeno almoço e acesso à internet) e variam até cerca de 60 euros pelo "luxo" de um quarto privado com WC.
Com um público-alvo entre o "cultural, urbano e cosmopolita", segundo João Teixeira, o Beach Hostel Destination tem por objectivo fazer com que os seus hóspedes gostem de passar "mais tempo dentro do hostel". Para tal, usa uma série de "armas": há ioga, barbecues, festas, workshops e, muito especialmente um "terraço que é uma praia artificial" e que inclui uma "horta urbana". Os hóspedes podem apanhar banhos de sol enquanto passeiam o olhar pelo rio e até participarem no cultivo da horta.
Com a estreia do hostel da estação do Cais do Sodré, esta rede em crescimento mudou de nome: passa a usar a chancela Destination para as suas unidades, tendo o hostel da estação do Rossio (antes Rossio Patio Hostel) sido rebaptizado como Lisbon Destination Hostel.

Sem comentários: