03/08/2012

Estacionamento subterrâneo no Príncipe Real? Não, Obrigado.

Na sequência das notícias que tem vindo a público sobre a intenção de a CML retomar o famigerado projecto de criar um estacionamento subterrâneo no Príncipe Real colocando em risco a segurança e estabilidade dos centenários edifícios da praça muitos dos quais são património classificado, ameaçando todo o coberto vegetal do Jardim, já tão castigado pela desastrosa intervenção de há dois anos atrás e potenciando ainda mais trânsito privado para uma zona já mais do que congestionada, ao arrepio de uma sensata política de dissuasão do transporte privado o grupo dos 'Amigos do Príncipe Real' enviou a seguinte carta ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com conhecimento aos dirigentes máximos do IGESPAR e AFN (Autoridade Florestal Nacional) as duas entidades que tem de se pronunciar sobre esse projecto.


Exmo. Senhor Presidente da CML
Dr. António Costa,
Exmo. Senhor Director-Geral do Património Cultural
Dr. Elísio Summavielle,
Exma. Senhora Presidente da Autoridade Florestal Nacional,
Eng. Paula Sarmento


Segundo notícia saída no 'Público' do passado dia 27 de Julho, e que aqui se reproduz, a CML manifesta o desejo de retomar a velha ideia, a nosso ver completamente errada e comprovadamente perigosa, de construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Praça do Príncipe Real, retomando, assim uma ideia/projecto de há cerca de uma dezena de anos, ideia que muitos de nós combatemos nessa altura e ideia que julgávamos definitivamente arquivada.

Mais, cremos, que esta segunda versão se reveste de ainda maior perigosidade em termos de salvaguarda do património protegido, arquitectónico e vegetal, uma vez que o projecto ora materializado apresenta 4 caves para estacionamento, 1-2 rampas de acesso para ruas que acedem ao Príncipe Real, um elevador até à superfície, o abate de vários espécimes arbóreos e, pasme-se, tudo isso se vai construir a nem 1 metros das galerias do Aqueduto das Águas Livres.

Vimos, por isso, solicitar a:

-V. Exa., Sr. Presidente da CML, que reconsidere esta opção, pois cremo-lo amigo do Príncipe Real, e opte por outra solução de estacionamento que não esta;
- V. Exa., Sr. Director-Geral do Património Cultural, para que os serviços que tutela dêem os pareceres técnicos consentâneos com a salvaguarda dos bens culturais que esta Praça possui, e que se espera seja o mote de todo e qualquer parecer técnico dessa Direcção-Geral;
- V. Exa. Sra. Presidente da Autoridade Florestal Nacional, para que os serviços que tutela dêem os respectivos pareceres de forma a que seja salvaguardada a total integridade dos vários exemplares arbóreos entretanto classificados por essa prestigiada instituição.

Finalmente, realçamos a nossa forte determinação de, à semelhança de outras ocasiões de lutarmos contra este projecto até às últimas consequências e dentro das possibilidades que a Lei nos confere.
Com os melhores cumprimentos,

Pelos 'Amigos do Principe Real'

Jorge Pinto

Notícia saída no 'Público' do passado dia 27 de Julho

ler mais aqui.

Sem comentários: