07/08/2012

Bernardo Sassetti celebrado em Lisboa com música, cinema e fotografia.



Bernardo Sassetti celebrado em Lisboa com música, cinema e fotografia
A obra multifacetada de Bernardo Sassetti, compositor falecido em Maio passado, é celebrada a partir de Setembro, em três espaços lisboetas: Teatro Municipal S. Luiz, Teatro do Bairro e Galeria 3+1.
Fragmento, movimento, ascensão é o título da iniciativa que reúne música, fotografia e cinema, três artes em que Sassetti demonstrou o seu talento.

«Um criador único nas suas múltiplas expressões», assim o apresenta o Teatro Municipal S. Luiz, onde, no dia 14 de Setembro, na sala principal, será «reposto» o concerto Music Around Circles, apresentado em 2009, construído a partir da composição para o filme de Marco Martins Como desenhar um círculo perfeito. A música é de Sassetti e será interpretada por João Paulo Esteves da Silva (piano), Filipe Quaresma (violoncelo), contando com a participação dos atores Rafael Morais e Joana Verona.

No dia seguinte, na mesma sala, apresenta-se o Trio Bernardo Sassetti numa versão de homenagem em que, ao piano, estarão Filipe Melo, Luís Figueiredo e Pedro Burmester, mantendo-se os dois outros elementos daquele que era o combo português mais antigo em atividade: Alexandre Frazão, na bateria, e Carlos Barreto, no contrabaixo.

Este concerto conta com as participações dos saxofonistas Perico Sambeat e Carlos Martins, do violoncelista Ajda Zupancic e do guitarrista André Fernandes, que colaboraram com Bernardo Sassetti em vários projetos de palco ou em estúdio.

No dia 16, Rui Veloso, Carlos do Carmo, Marta Hugon, Camané, Sérgio Godinho, Luis Represas, Cristina Branco, Old Jerusalém, Carminho, Mário Laginha, Francisco Sassetti, Filipe Melo, André Fernandes e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa sobem ao palco do S. Luiz, com o maestro Vasco Pearce de Azevedo, para interpretarem as Canções de Sassetti.

Durante estes três dias, no Jardim de Inverno do teatro, entre as 14 horas e as 18h30, estabelece-se o Posto de Escuta que reproduz as entrevistas de Luís Tinoco ao compositor, para a RDP Antena2.

Nestes mesmos dias e à mesma hora, no foyer do Jardim, são exibidos documentários e entrevistas ao compositor. Da lista constam, entre outros, o concerto 3 Pianos, o documentário sobre o disco de Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti e Dúvida, de Cláudia Varejão, que fez dois vídeos com o compositor e pianista.

«Bernardo [Sassetti] investiu-se de uma forma particularmente produtiva na relação da música com as artes do palco e com o cinema, e ainda lhe sobrou talento para estender a sua curiosidade aos campos da fotografia e do vídeo», escreve o S. Luiz.

Também no Jardim de Inverno, de 14 a 16 de Setembro, sempre a partir das 18h30, acontecerão Conversas sobre as diferentes facetas de Sassetti.

A abrir, no dia 14, Luís Tinoco, Pedro Moreira e Carlos Azevedofalam sobre a composição musical, numa conversa com moderação do crítico de jazz António Curvelo.

No dia seguinte, a directora da Cinemateca, Maria João Seixas, modera um conversa sobre «música para cinema», com Vasco Pearce de Azevedo, Filipe Melo, Marco Martins e Margarida Cardoso.

No dia 16, aborda-se o trabalho de Sassetti e, sob a moderação de Francisco Sassetti Corrêa, conversam Mário Laginha, Alexandre Frazão, Carlos Barreto e Perico Sambeat.

No Teatro do Bairro, ao Bairro Alto, são apresentados filmes para os quais Sassetti compôs.

No dia 13, às 21:00, é exibido A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso, no dia 15, às 14h30, Um Amor de Perdição de Mário Barroso, e às 16h30, Alice, de Marco Martins.

No dia seguinte também duas sessões às mesmas horas, para se exibir O Milagre Segundo Salomé, de Mário Barroso, e Quaresma, de José Álvaro Morais.

Na galeria 3+1, na Rua António Maria Cardoso, junto ao S. Luiz, é inaugurada, no dia 13, às 19 horas, uma exposição de fotografia de Bernardo Sassetti que estará patente até ao dia 16. A exposição é comissariada por Daniel Blaufuks.

Lusa/SOL

Sem comentários: