18/07/2012

Reclamação pela utilização abusiva do espaço pedonal público na Av. Duque d'Ávila



Exmos Senhor Vereador do Espaço Público
Dr. José Sá Fernandes

C.c. PCML, AML JF e Media




Vimos alertar V. Exa. para uma situação que se começou a observar nas últimas semanas na Av. Duque D'Ávila e que põe em causa o usufruto confortável e seguro da mesma pelos peões.

Trata-se das esplanadas ali existentes, que, dia após dia, parecem ir crescendo à medida que o Verão acontece, ultrapassando de forma abusiva, cremos, os limites que a CML terá imposto às mesmas. Assistimos, pois, a um abuso cuja única preocupação será o de maximizar o número de clientes.

Onde antes havia um corredor pedonal de cerca de 3m, por onde os peões podiam descontraidamente passar e sentar-se nos bancos aí instalados, entre as esplanadas e a ciclovia; há agora um corredor com apenas 1m de largura, repleto de obstáculos vários (bancos, estacionamento para bicicletas, etc). Até mesmo alguns dos bancos públicos deixaram de poder ser usados pois passaram a ter mesas de esplanada a poucos centímetros de distância! (ver fotos)

Sendo que o corredor entre as esplanadas e a fachada dos prédios não é confortável nem razoável enquanto corredor pedonal face ao corropio de empregados de mesa indo e vindo do balcão para as esplanadas, e vice versa, a alternativa lógica é o peão usar a ciclovia, com todos os problemas que daí advirão para peões e ciclistas.

Solicitamos a V.Exa, portanto, que nos esclareça e intervenha junto destes estabelecimentos no sentido de assegurarem não só o cumprimento da Lei, como o bem estar e a segurança dos peões e dos ciclistas que querem usufruir da Avenida Duque d'Ávila, livremente e sem perigo.

Com os melhores cumprimentos


João Pedro Barreto, Bernardo Ferreira de Carvalho, António Branco Almeida, Luís Marques da Silva, Júlio Amorim, Virgílio Marques, António Sérgio Rosa de Carvalho, Paulo Lopes, Pedro Fonseca, José Morais Arnaud, Gonçalo Maggessi, Nuno Caiado, José Soares, João Oliveira Leonardo, António Araújo, Miguel Atanásio Carvalho, Jorge Pinto e Fernando Jorge





Antes:

5 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Outro caso semelhante não será o da Mexicana?
Sei que há cada vez menos passeio disponível, e cada vez é maior o desvio que tem de fazer quem queira circular entre a Guerra Junqueiro e a Praça de Londres.

Paulo Ferrero disse...

Claro que é, mas desse já demos conta... aliás o mesmo se passa no Lg. Carmo, Portas de Santo Antão, Escadinhas do Duque, Rua dos Correeiros, etc. mas esta é acabinha de estrear como avenida "ciclo-pedonal". É pena.

Anónimo disse...

Têm razão no caso em apreço, tanto mais que se trata de um "melhoramento" recente anunciado com pompa.

Mas a pouca-vergonha das cadeiras de esplanadas atravancando passeios desta Lisboa e obrigando os peões a andarem aos encontrões ou pelo meio da rua acontece por todo o lado.

E isto apesar de o Zé que o Arq. Ribeiro Telles desgraçadamente apoiou ter solenemente declarado que em 2011 metia as esplanadas todas na ordem.

Que contumaz incompetência!!

Anónimo disse...

Bom dia
diarimanete circulo a pé por esta avenida. E mais do que as esplanadas fico indignada com o estacionamento em 2ª fila de quem ali vai almoçar. E isto junto a um parque de estacionamento (Arco do Cego). A PSP nada faz, mesmo quando um agente da divisão de trânsito acompanhava uma empresa de mudanças a trabalhar no edificio da inspeção geral de finanças

Vitor disse...

Ainda hoje lá passei. Vi uma esplanada nova, com mesas diversas e um dos seus guarda-sois preso a uma das árvores com uma corda...árvore recém plantada... O conjunto das esplanadas e seus adereços está com nível de snack bar de ultima categoria... É uma pena.