25/07/2012

Obras de alteração da rotunda do Marquês começaram hoje sem afectar o trânsito.

"No entanto, lembrou que Lisboa está obrigada, pela União Europeia, a reduzir para metade o tráfego de circulação."





Obras de alteração da rotunda do Marquês começaram hoje sem afectar o trânsito
Por Agência Lusa, publicado em 24 Jul 2012 in (jornal) i online
As obras de alteração da rotunda do Marquês de Pombal iniciaram-se hoje, mas não irão afetar o trânsito, que só será alterado em setembro, disse hoje o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

... "Começam hoje as obras de alteração da rotunda, mas não se altera o trânsito. Só se inicia a alteração, em período experimental, em setembro", disse o autarca na sessão da assembleia municipal.

A Câmara de Lisboa vai criar duas rotundas concêntricas no Marquês de Pombal, uma para os eixos principais e outra para as vias laterais, que será canalizada para o transporte público.

Por seu lado, a Avenida da Liberdade vai ter na sua quase totalidade apenas duas faixas de rodagem em cada sentido e as laterais vão ser progressivamente pedonalizadas.

Esta é uma tentativa de a câmara tirar carros daquela zona da cidade e reduzir também a poluição.

António Costa disse também na reunião que ainda decorre o debate público sobre as alterações ao trânsito naquela zona, que tem envolvido moradores e comerciantes.

O autarca admitiu que esta é uma "intervenção de alto risco" porque a Avenida da Liberdade é "certamente a joia da coroa do comércio da cidade de Lisboa, tem uma importância fundamental na cidade", pelo que a câmara não quer "perturbar a atividade económica".

"É por isso que temos de procurar envolver a operação num debate público, ouvindo moradores e comerciantes para encontrar a melhor solução para problema", sublinhou.

No entanto, lembrou que Lisboa está obrigada, pela União Europeia, a reduzir para metade o tráfego de circulação.

"Há uma opção que não temos, que é a opção de não fazer nada. Por isso, não nos vamos limitar a fazer um debate público, vamos introduzir uma solução, mas com caráter experimental, de forma a que todos possamos ir avaliando as vantagens e inconvenientes para que possa ser alterada ou mesmo abandonada", acrescentou.

A Câmara de Lisboa pretende testar estas alterações entre setembro e o final de dezembro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Loucos! Não temos que aceitar tudo o que vem da União Europeia. Ou só quando convém batemos no pessoal da Troika?
Somo um país de pelintras e temos que nos adaptar aos poucos e não irmos a correr atrás de regras de países desenvolvidos.
A união europeia também combate a corrupção e no entanto não estão preocupados em acabar com ela.
Haja pachorra!