13/07/2012

Moradores escolhem construir jardim em Campolide num referendo local

12.07.2012 - 17:20 Por Lusa (publicado no Público)
A população da freguesia de Campolide, em Lisboa, decidiu construir um jardim num terreno baldio em vez de ali instalar um parque de estacionamento. A decisão foi tomada através de um referendo local, organizado pela junta.

Depois de a Câmara de Lisboa ter desistido de lançar um concurso público internacional para a construção de vários parques de estacionamento na cidade, por falta de verbas, a junta quis avançar com a recuperação de um terreno baldio na Avenida Miguel Torga.

Quanto ao destino a dar ao espaço - fazer dele um estacionamento ou um jardim -, o autarca de Campolide, André Couto, aceitou a sugestão de um morador da zona e fez um referendo local. “Se o terreno é para usufruto das pessoas, faz todo o sentido que sejam elas a decidir o que fazer com ele. Eu fui falando com as pessoas da zona, mas reparei que estava tudo muito dividido quanto ao que fazer”, disse hoje à Lusa o autarca socialista.

O passo seguinte foi distribuir convocatórias nas caixas de correio das ruas mais próximas do terreno e instalar pontos de votos na Avenida Miguel Torga: “Na segunda-feira estivemos numa ponta da avenida, na terça noutra. Estávamos identificados com as bandeiras e brasão da freguesia”, descreveu André Couto.

O autarca esperava uma participação a rondar os 10%, mas a iniciativa “superou as expectativas”, motivando cerca de 33% dos eleitores a votar neste referendo. A vontade dos moradores foi expressiva: cerca de 67% escolheu a criação de um espaço verde no terreno baldio.

“É uma reacção de que eu não estava à espera. As pessoas já não estão habituadas a serem consultadas em decisões maiores, quanto mais em pequenas, neste tipo de microdecisão. Mas o feedback foi muito positivo”, disse André Couto.

Para o autarca, a experiência foi positiva também porque possibilitou a “proximidade entre os eleitos e os eleitores”, uma vez que os fregueses aproveitaram a presença do autarca nas mesas de voto para “fazerem as suas reclamações”.

“Vamos continuar com este tipo de experiências”, assegurou.

A junta vai ter o apoio da câmara na elaboração do projecto do jardim - e, por isso, o presidente da junta vai reunir-se com o vereador dos Espaços Verdes na sexta-feira -, mas ficará responsável pela sua recuperação e gestão, adiantou o socialista.

http://www.publico.pt/Local/lisboa-moradores-escolhem-construir-jardim-em-campolide-num-referendo-local-1554632

3 comentários:

Anónimo disse...

Se a população resolveu isso através de um referendo, está resolvido.

Já agora, quando é inaugurado o parque de estacionamento?

Gonçalo disse...

Fizessem mais vezes isso e se calhar o destino da cidade mudaria.
Já chega de parques de estacionamento para as pessoas dos outros concelhos ocuparem com os seus automóveis enquanto a cidade vai continuando a perder qualidade de vida e claro com isso os seus habitantes também!

Anónimo disse...

Sendo que as mensagens de desagrado são liminarmente apagadas pela junta de Freguesia de Campolide, facilmente se entende porque tudo parece bom.